• Carregando...

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul irão iniciar negociações sobre a preparação, na península coreana, de um sistema de defesa antimísseis americano, ao qual a China se opõe firmemente, indicou Seul neste domingo, depois que Pyongyang anunciou o lançamento de um foguete de longo alcance.

“Decidiu-se abrir oficialmente negociações sobre a possibilidade de preparar o sistema Terminal High Altitude Area Defense (THAAD), dentro dos esforços para reforçar a defesa antimísseis da aliança Coreia do Sul/EUA”, declarou o representante do Ministério sul-coreano da Defesa Yoo Jeh-Seung.

A mobilização pelos Estados Unidos de um sistema THAAD, um dos mais modernos do mundo, na Coreia do Sul é discutida há anos. Os americanos insistem em que se trata de um elemento de despersuasão necessário frente ao programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte.

China e Rússia afirmam que o lançamento deste sistema na Coreia do Sul afetará a estabilidade da região e desencadeará uma corrida por armamentos em uma área de equilíbrio frágil.

“A aliança entre Coreia e Estados Unidos não tem outra opção que tomar esta decisão de defesa, uma vez que a Coreia do Norte fez uma provocação estratégica e se nega a um verdadeiro diálogo sobre a desnuclearização”, disse Yoo em conferência conjunta com o tenente-general Thomas Vandal, comandante do Oitavo Exército dos Estados Unidos, com sede na Coreia do Sul.

“É hora de avançar” no tema do THAAD, disse Vandal, citando um apoio crescente na Coreia do Sul aos preparativos. Já a Coreia do Norte afirma que se trataria de uma tática de Guerra Fria com o objetivo de “conter China e Rússia”. Yoo insistiu em que o sistema THAAD operaria “visando apenas à Coreia do Norte”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]