PUBLICIDADE
No Tribunal

Corte turca condena 322 oficiais à prisão

Dois generais e um almirante da reserva, considerados líderes do plano de golpe, foram condenados à prisão perpétua. Seus parentes desabaram em lágrimas ao ouvirem a sentença

Um tribunal turco condenou na sexta-feira (21) 322 oficiais militares da ativa e da reserva por tramarem um golpe em 2003, encerrando um julgamento que consolidou o domínio civil sobre os militares na política do país. O tribunal de Silivri, nos arredores de Istambul, também absolveu 34 militares, segundo documentos judiciais aos quais a Reuters teve acesso. Dois generais e um almirante da reserva, considerados líderes do plano, foram condenados à prisão perpétua. Seus parentes desabaram em lágrimas ao ouvirem a sentença.

Desde a instituição da república turca, em 1924, os militares foram os guardiões das instituições laicas, tendo realizado três golpes entre 1960 e 80 e pressionado um governo islâmico a renunciar em 1997.

Mas o governo do Partido AK, de orientação islâmica, no poder há uma década, conseguiu domar a influência militar na formulação de políticas e nas nomeações ministeriais, enquanto promotores levaram supostos golpistas à Justiça. O primeiro-ministro Tayyip Erdogan não quis comentar as condenações.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO