• Carregando...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta terça-feira (30) que Cuba é o primeiro país do mundo a erradicar a transmissão do HIV e da sífilis de mães para filhos.

Em um comunicado, a OMS disse que uma delegação internacional que a entidade e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) enviaram a Cuba em março averiguou que o país cumpriu os critérios para o anúncio. Em 2013, só duas crianças nasceram em Cuba com HIV e cinco com sífilis, informou o comunicado.

“O sucesso de Cuba demonstra que o acesso universal e a cobertura de saúde universal são factíveis e, de fato, cruciais para o sucesso, mesmo diante de desafios intimidantes como o HIV”, disse Carissa Etienne, diretora da Opas, em uma nota.

O governo comunista de Cuba considera a saúde gratuita uma grande conquista da revolução de 1959, embora os cubanos comuns se queixem de uma queda nos padrões desde a derrocada da União Soviética, ex-benfeitora da ilha, em 1991.

A OMS e a Opas reconhecem que Cuba oferece às suas mulheres o acesso rápido aos cuidados pré-natais, teste de HIV e sífilis e tratamento para mães soropositivas. As duas organizações iniciaram um esforço para pôr fim à transmissão congenital das duas doenças em Cuba e em outros países das Américas em 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]