• Carregando...
Este foi o nono debate entre os pré-candidatos republicanos à Presidência | Spencer Platt/AFP
Este foi o nono debate entre os pré-candidatos republicanos à Presidência| Foto: Spencer Platt/AFP

O nono debate entre os pré-candidatos republicanos à Presidência dos EUA, o mais acirrado até agora, foi marcado pelo comportamento estourado do bilionário Donald Trump, que disparou insultos contra os rivais Jeb Bush, ex-governador da Flórida, e o senador Ted Cruz, deixando de lado sua promessa de ser mais comedido.

Trump venceu as prévias em New Hampshire e lidera as pesquisas na Carolina do Sul, onde os candidatos republicanos vão se enfrentar no próximo sábado (20).

O bilionário novaiorquino interrompeu constantemente seus adversários e chamou-os de mentirosos, o que, segundo analistas políticos, pode levantar questionamentos sobre a capacidade de uma pessoa de temperamento tão explosivo assumir a Casa Branca.

O principal alvo de Trump foi Bush e seu irmão, o ex-presidente George W. Bush, que conta com muitos admiradores entre os republicanos.

Outra disputa foi entre os senadores Ted Cruz e Marco Rubio, ambos de ascendência latina, nas discussões sobre imigração ilegal.

Ainda de acordo com analistas, é difícil declarar o vencedor de um debate marcado por uma saraivada de insultos. No entanto, Trump dominou as menções no Twitter — o bilionário foi mencionado em 40% dos posts durante o encontro dos pré-candidatos, transmitido pela emissora CBS.

O estilo combativo de Trump deu o tom de grande parte da campanha, mas nos últimos dias ele havia se comprometido a adotar uma abordagem mais comedida e positiva. No debate, porém, a estratégia foi seguida apenas durante os comentários sobre o juiz da Suprema Corte Antonin Scalia, que foi encontrado morto neste sábado (13).

Trump foi instigado quando Bush criticou as declarações anteriores do bilionário, que afirmou que a Rússia teria um importante papel a desempenhar na guerra civil na Síria. Bush, porém, declarou que Moscou, em vez de atacar militantes do Estado Islâmico, prefere contribuir com o presidente sírio Bashar al-Assad, cuja deposição é defendida por Washington.

O bilionário trovejou contra o irmão de Jeb, o ex-presidente George W. Bush, por dar início à Guerra do Iraque em 2003, alegando que o país teria armas de destruição em massa — uma acusação que, mais tarde, foi desmentida.

Trump (dir.) atacou Jeb Bush (esq.) em boa parte do debate. Ao Centro, Ted Cruz também não escapou das ofensas de TrumpJIM WATSON/AFP

— Foi um grande, grande erro — disse Trump, lembrando que os ataques de 11 de setembro em 2001 também ocorreram no mandato de Bush. — George Bush cometeu um erro. Todos nós cometemos erros. Mas isso era uma beleza ... Eles mentiram! Eles disseram que havia armas de destruição em massa. E não havia nenhuma.

Boa parte da plateia vaiou Trump, que respondeu chamando-os de “lobistas e interesseiros”, alegando que eles apoiam ex-governador da Flórida.

Jeb Bush, que recolheu-se nos últimos meses sob os ataques de Trump, manteve-se firme. Ele fará campanha com seu irmão George nesta segunda-feira (15) em North Charleston, na Carolina do Sul.

— Estou cansado de vê-lo atacando minha família — afirmou. — Para mim, meu pai é o maior homem vivo da atualidade. Enquanto Donald Trump estava construindo um reality show, meu irmão construiu um aparato de segurança para nos manter seguros. E eu estou orgulhoso do que ele fez.

Bush acrescentou:

— Ele (Trump) teve a ousadia de ir atrás de minha mãe — disse, lembrando ao público que o bilionário criticou a ex-primeira-dama Barbara Bush, de 90 anos. — Minha mãe é a mulher mais forte que conheço.

— Ela deveria estar concorrendo — respondeu Trump.

Bush provocou outra explosão de Trump dizendo que o candidato presidencial republicano deveria ser alguém “que não se gaba, por exemplo, que foi à falência quatro vezes”.

— Esta é outra mentira — descartou Trump. — Eu nunca fui à falência.

Trump x Cruz

Ted Cruz (esq.): “Donald, adultos não interrompeu um ao outro”Spencer Platt/AFP

Trump também meteu-se em uma discussão contra Cruz, questionando-o se ele é suficientemente conservador. O senador respondeu:

— Se Donald Trump for presidente, ele nomeará liberais para a Suprema Corte.

— Você é o maior mentiroso — rebateu o rival.

Como volta e meia um não esperava o outro terminar suas respostas, Cruz repreendeu o adversário:

— Donald, adultos não interrompeu um ao outro.

O governador de Ohio, John Kasich, que terminou em segundo lugar na primária de New Hampshire e aposta em uma mensagem otimista, pediu calma aos adversários.

— Esses ataques, às vezes são pessoais. Acho que estamos nos preparando para perder a eleição para (a pré-candidata democrata) Hillary Clinton.

Cruz e Rubio

Cruz e Rubio promoveram um novo round de sua antiga batalha sobre quem tem políticas mais duras contra a imigração ilegal. Cruz insistiu que o rival integrou um grupo de oito senadores que buscaram, em 2013, uma “anistia” aos imigrantes, mas agora teria mudado de oposição por propósitos políticos.

Cruz também afirmou que Rubio teria declarado em espanhol à emissora Univision que não revogaria uma ordem executiva assinada pelo presidente Barack Obama favorável a filhos de imigrantes ilegais.

Rubio retrucou:

— Não sei como ele sabe o que disse na Univision, porque ele não fala espanhol. Ele está dizendo mentiras e agora está inventando.

Antes dos confrontos eclodirem, os candidatos republicanos reivindicaram que Obama não indicasse um sucessor para Scalia, dizendo que esta decisão cabe ao próximo presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]