PUBLICIDADE
Paraguai

Defesa de Lugo aponta "clara violação" em julgamento político

Advogado concentrou sua argumentação no que identificou como falhas do julgamento: a celeridade do processo e a ausência de uma regra anterior para definir os procedimentos do impeachment

A defesa do presidente Fernando Lugo apontou uma "clara violação" do procedimento jurídico no julgamento de impeachment do líder paraguaio na sessão extraordinária do Congresso paraguaio nesta sexta-feira (22).

Lugo não está presente na Casa - ele acompanha o julgamento da sede do governo, de acordo com a imprensa paraguaia. Milhares de camponeses, que apoiam o presidente, estão do lado de fora do Parlamento, que também está cercado de efetivos policiais.

Com duas horas para fazer a defesa do presidente no Congresso, o advogado Enrique García concentrou sua argumentação no que identificou como falhas do julgamento: a celeridade do processo e a ausência de uma regra anterior para definir os procedimentos do impeachment."Há uma violação clara do devido processo", disse o advogado, na sessão extraordinária transmitida pela rede Telesur.

"A resolução [que determinou o julgamento político] viola de maneira categórica o procedimento jurídico", afirmou, com "prazos absolutamente insuficientes e inadequados para a defesa".

"O libelo acusatório se constitui de cinco pontos, sobre assuntos de extrema complexidade, e a respeito de fatos ocorridos ao longo de quatro anos de governo", afirmou, acrescentando que a defesa exige a averiguação de documentos "espalhados por várias partes do país".

A Câmara dos Deputados paraguaia e o Senado aprovaram a abertura do processo de impeachment contra Lugo "por mau desempenho" de suas funções ontem, marcando o julgamento para hoje.Os assessores de Lugo afirmaram que o presidente iria entrar com uma ação de inconstitucionalidade contra o julgamento político, o que foi confirmado pelo defensor Garcia durante sua exposição no Congresso.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO