• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

Dezenas de deputados protagonizaram cenas lamentáveis na Assembleia Nacional da Turquia na segunda-feira (2) . Repleta de socos e chutes, a briga ocorreu entre integrantes do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), organização islâmica e conservadora, que se encontra no poder atualmente, e do Partido Democrático Popular (HDP), pró-curdo.

Assista às imagens.

A confusão ocorreu durante uma reunião da Comissão Constitucional do país, que discutia uma proposta que pretende retirar a imunidade parlamentar dos políticos. Caso a medida fosse aprovada, deputados eleitos poderiam ser levados à Justiça caso fossem denunciados por algum crime. Para o HDP, a proposta seria uma mera manobra governista.

Apesar da pancadaria, a medida passou pela comissão.

Cena comum no país

Embora sejam chocantes, brigas em pleno Parlamento não são incomuns na Turquia. A própria reunião de segunda-feira precisou ser adiada por duas vezes por conta de confusões que chegaram às vias de fato.

Em 2015, cinco deputados ficaram feridos após um desentendimento em plena Casa Legislativa. Na ocasião, cadeiras e até um sino utilizado pelo líder da Assembleia chegaram a ser arremessados. Já em 2014, um político precisou ser hospitalizado após levar um soco no rosto.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]