• Carregando...
Donald Trump (o 2º a partir da esq.): vitória nas urnas surpreendeu a mídia dos EUA e do mundo. | Saul Loeb/AFP
Donald Trump (o 2º a partir da esq.): vitória nas urnas surpreendeu a mídia dos EUA e do mundo.| Foto: Saul Loeb/AFP

Da eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos à saída do Reino Unido da União Europeia, 2016 foi um ano de acontecimentos que mudaram o mundo.

Para além dos acontecimentos políticos, também foi um período conturbado, com atos de intolerância — como o ataque a uma boate gay em Orlando — ou a crise dos refugiados na Europa.

Foi, ainda, um ano em que se assistiu ao acirramento da barbárie na Síria — uma guerra que parece sem fim — e de atentados terroristas no mundo todo.

A Gazeta do Povo selecionou dez dos acontecimentos mais marcantes deste 2016.

1. Trump nos EUA

O republicano Donald Trump venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, derrotando a democrata Hillary Clinton. A campanha havia sido marcada por polêmicas, relacionadas, principalmente, às promessas de Trump de dificultar a permanência de imigrantes no país e de voltar atrás no acordo de cooperação entre Estados Unidos e Cuba.

2. Reino Unido fora da UE

Em junho, os britânicos decidiram em referendo abandonar a União Europeia (UE), bloco econômico que integrava desde 1973. A decisão foi efetivada por margem estreita: foram 52% de votos a favor da saída da UE e 48%, contra. O resultado do referendo provocou a reação de países europeus, como Alemanha e Itália.

3. Massacre de Orlando

Em junho, um atirador invadiu a boate Pulse, uma das principais casas gays de Orlando, nos Estados Unidos, e abriu fogo contra os frequentadores. O ataque terminou com mais de 50 pessoas mortas e outras mais de 50 feridas.

4. Terror em Bruxelas

Bruxelas, capital da Bélgica, foi palco de um duplo atentado terrorista em março. O aeroporto internacional e uma estação de metrô foram alvo de bombas, que explodiram matando 34 pessoas e ferindo quase 200. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

5. O menino da Síria

Omran, um sírio de 5 anos: uma das imagens marcantes de 2016. AFP

Em meio à guerra civil na Síria — que já deixou mais de 250 mil mortos —, uma foto tirada em agosto ganhou destaque: ela mostra o menino Omran Daqneesh, de 5 anos, coberto de poeira e de sangue, olhando assustado para a câmera, logo após um ataque aéreo em Aleppo, norte da Síria. A imagem se tornou um dos símbolos do conflito.

6. Imigração

Em 2016, o mundo assistiu à intensificação do drama dos refugiados. Fugindo da guerra civil, milhares de sírios buscaram alternativa, tentando chegar à Europa atravessando o Mar Egeu. Em fevereiro, o número de refugiados que chegava ao continente já era dez vezes maior do que o mesmo período do ano anterior. Turquia e países da UE reagiram, adotando medidas para dificultar a imigração, ampliando o drama dos refugiados.

7. Terremoto na Itália

Um terremoto de 6,2 graus de magnitude atingiu o centro da Itália, matando mais de 240 pessoas e ferindo outras 350. O epicentro ocorreu em Nórcia, a 150 quilômetros de Roma, mas também foi sentido na capital e em Veneza.

8. Obama em Cuba

O então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez história ao viajar a Cuba, depois de cinco décadas de antagonismo político entre os dois países. Ele foi o primeiro presidente americano a pisar “A Ilha” depois de 88 anos. Após se reunir com Raul Castro, Obama disse que o embargo a Cuba “fere os cubamos” e disse que a aproximação “sepultou” a Guerra Fria”.

9. Adeus a Fidel

Fidel Castro (1926–2016) lê em visita ao presidente Salvador Allende, no Chile, em novembro de 1971.AFP

Novembro foi marcado pela morte de Fidel Castro, líder histórico da revolução Cubana. Fideu governou Cuba até 2006, quando, após 48 anos, delegou o poder ao seu irmão Raúl Castro. Sob Fidel, Cuba participou do momento mais quente da Guerra Fria, converteu-se em um ponto de resistência da esquerda, inspiração e sustentação de grupos armados que enfrentaram regimes de direita.

10. Paz na Colômbia

O grupo guerrilheiro Farc e o governo da Colômbia selaram um acordo de paz, para acabar com um confronto que já durava meio século e que deixou milhares de vítimas. A paz foi celebrada com um pronunciamento do presidente Juan Manuel Santos, transmitido em rede nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]