• Carregando...
Imagem de 1977 mostra dos ditadores paraguaio, Alfredo Stroessner (esq.), e chileno, Augusto Pinochet, durante desfile militar | DIVULGAÇÃO/DIVULGAÇÃO
Imagem de 1977 mostra dos ditadores paraguaio, Alfredo Stroessner (esq.), e chileno, Augusto Pinochet, durante desfile militar| Foto: DIVULGAÇÃO/DIVULGAÇÃO

O governo dos Estados Unidos entregou nesta semana ao Chile documentos confirmando que o ditador Augusto Pinochet foi o mandante da morte de Orlando Letelier, ministro do ex-presidente Salvador Allende.

Um dos principais ativistas contra a ditadura, Letelier foi morto na explosão de uma bomba em seu carro em Washington em 21 de setembro de 1976. O explosivo foi instalado por agentes da Dina, a polícia secreta do ditador.

O atentado provocou a morte da secretária de Letelier, a americana Ronni Moffitt, e feriu seu marido, Michael. A ação foi um dos motivos para o rompimento de Washington com a ditadura chilena, que havia ajudado a colocar no poder.

Os documentos faziam parte da trocas de informações entre agentes da CIA (Agência Central de Inteligência) e membros do Departamento de Estado na década de 1980, anos após o atentado na capital americana.

Na época, o governo americano se irritou com a decisão da Suprema Corte chilena, que negou a extradição aos EUA de Contreras e outros dois agentes acusados do crime em 1979 para que fossem julgados em solo americano.

Maduro quer forçar aposentadorias no Supremo para garantir controle do Judiciário

Maduro quer aposentar juízes para evitar que oposição nomeie substitutos se ganhar eleição

Leia a matéria completa

Segundo o filho do ex-ministro, o senador Juan Pablo Letelier, as comunicações mostram provas contundentes de que o ditador chileno teria ordenado o atentado contra o ex-ministro ao chefe da Dina, Manuel Contreras.

Também no mesmo documento há indícios de que Pinochet planejava matar Contreras para evitar que fossem encontrados elos que os Estados Unidos e outras autoridades internacionais o incriminassem.

Para Juan Pablo, os documentos permitirão que mais membros da ditadura sejam punidos. “Espero que possamos romper os pactos de silêncio e determinar a responsabilidade de militares que estão vivos, e também talvez de civis cúmplices.”

Ele espera principalmente que os documentos levem à punição de Cristián Labbé. O ex-prefeito do partido direitista União Democrata Independente é acusado de encobrir o atentado e obstruir a investigação.

Condenações

Pelo atentado em Washington, a Justiça americana condenou Manuel Contreras a sete anos de prisão, junto com o autor material do atentado, o americano Michael Townley, e o general chileno Pedro Espinoza.

Em seu julgamento no Chile, o chefe da Dina havia dito a morte de Letelier havia sido ordenada por Pinochet, mas não deu provas de sua acusação. Contreras foi condenado a 505 anos de prisão e morreu em 8 de agosto passado.

Já Pinochet morreu em 2006, sem ser julgado pelos crimes nem pelas violações de direitos humanos que cometeu durante a ditadura (1973-1990).

As informações fazem parte de um lote de documentos do Departamento de Estado entregues pelo secretário John Kerry à presidente Michelle Bachelet. Na segunda (4), o chefe da diplomacia americana visitou Santiago.

Os documentos foram recentemente retirados da categoria de confidencial e deverão fazer parte das investigações da nova Comissão da Verdade instalada pelo governo chileno nesta semana.

O embaixador do Chile em Washington, Juan Gabriel Valdés, afirmou que a liberação dos documentos americanos só foi possível porque foram retiradas todas as ações criminais contra o ex-ditador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]