• Carregando...
Mulheres estão sob rígidas regras em países de regime patriarcal | Ariq Mahmood /AFP
Mulheres estão sob rígidas regras em países de regime patriarcal| Foto: Ariq Mahmood /AFP

Duas irmãs foram assassinadas a tiros pelo irmão porque iriam se casar com homens que não passaram pelo consentimento da família. O crime foi cometido em ‘nome da honra’ e uma cidade central do Paquistão, neste sábado (30).

Kosar e Gulzar Bibi, de 22 e 28 anos, foram mortas pelo seu irmão Nasir Husain, de 35 anos, um dia antes de se casarem na província de Punjab (região central), explicou à AFP o oficial da polícia, Mehar Riaz.

Segundo o oficial, Nasir se opunha a ambos os casamentos e queria que suas irmãs se casassem com homens escolhidos entre sua família.“O irmão matou a tiros suas irmãs e fugiu”, declarou. Ele acrescentou que o indivíduo está sendo procurado pela polícia.

“Trata-se de um crime de honra”, declarou.

Questionado, Ata Mohamad, pai das jovens mortas Kosar e Gulzar, e também do assassino, disse estar devastado. “Ele (Nasir) arruinou a família, nos destruiu”, declarou.

A cada ano no Paquistão, um país patriarcal, centenas de mulheres são assassinadas por seus próprios familiares por terem supostamente manchado a honra familiar.

Uma controversa disposição do direito islâmico, em vigor no país, prevê que os homens que matam mulheres de sua família podem ficar impunes diante da justiça se seus parentes os “perdoarem” em troca do pagamento uma multa.

Um comitê composto por membros das duas câmaras do Parlamento adotou por unanimidade em 21 de julho emendas às leis existentes a respeito dos crimes de “honra” e dos estupros, que poderão ser votadas nas próximas semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]