• Carregando...
 | Yuri Cortez/AFP
| Foto: Yuri Cortez/AFP

A gigante norte-americana do varejo Target vai parar de vender máscaras de palhaço devido aos recentes ataques - falsos e reais - relacionados ao personagem nos Estados Unidos.

A empresa não especificou uma data para o início da suspensão, mas nesta terça-feira (18), a busca por “máscara de palhaço” no site Target.com não encontrava resultados. Entretanto, fantasias do personagem para crianças e adultos e até disfarces de “palhaço sexy” ainda podiam ser adquiridos.

Leia também: Após EUA e Reino Unido, “palhaços sinistros” são vistos em cidades brasileiras

Saiba quando “palhaços assustadores” podem virar caso de polícia

Leia a matéria completa

“Por conta da atual situação, nós decidimos remover, tanto das lojas físicas quanto online, todas as máscaras [de palhaço] de nosso estoque”, informou Joshua Thomas, porta-voz da empresa, que possui 1.799 lojas espalhadas pelo país, em um comunicado.

A decisão da varejista, tomada a apenas duas semanas do Dia das Bruxas (o “Halloween”), ocorre devido ao frenesi causado pelas aparições de “palhaços sinistros” nos EUA, que começou com um homem que atraía crianças para entrar em uma floresta de Greenville, na Carolina do Sul.

A loucura está tão grande que até o autor de livros de terror e suspense Stephen King, que escreveu sobre um palhaço assassino em “A Coisa”, pediu para que os ânimos se acalmassem. “Pessoal, hora de parar com essa histeria em torno dos palhaços - a maioria deles é do bem, anima crianças, faz as pessoas rirem”, escreveu em seu perfil no Twitter.

A Target, porém, não é a primeira loja a retirar máscaras de palhaço do estoque devido ao momento atual.

Em Michigan, no Nordeste do país, a Crypt Keepers Halloween Emporium encaixotou todas as fantasias baratas e, portanto, mais acessíveis do personagem. Para o proprietário, Dave Douglas, as “vendas não valem a pena, [uma vez que] essas pessoas estão causando uma epidemia”.

Acontece que tais suspensões de vendas não impedirão as pessoas de adquirir fantasias. Segundo o gerente de operações da loja Halloween Express, Brad Butler, as vendas de máscaras de palhaço, em especial as mais assustadoras ou “demoníacas”, cresceram cerca de 300% este ano.

‘Onda sinistra’ irrita palhaços profissionais

Quem não está nada feliz com a mania de palhaços assustadores são os palhaços profissionais, que afirmam que as pegadinhas causou danos a sua imagem. Randy Christensen, presidente da Associação Mundial de Palhaços, disse à imprensa que “não importa quem esteja fazendo essa loucura, essas pessoas não são palhaços de verdade”.

Há algumas semanas, uma mulher de Tucson, no Arizona, chegou a organizar uma passeata batizada de “Clown Lives Matter” (“A vida dos palhaços importa”, em português). A responsável pelo evento, Nikki Sinn, disse que a intenção era fazer um desfile engraçado, divertido e seguro, a fim de acabar com essa moda assustadora. A marcha, porém, teve que ser cancelada, já que o evento da passeata no Facebook foi bombardeado por mensagens contendo “ameaças de morte”.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]