• Carregando...
Presidente Donald Trump fez o anúncio em seu perfil do Twitter | MANDEL NGANAFP
Presidente Donald Trump fez o anúncio em seu perfil do Twitter| Foto: MANDEL NGANAFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a reunião "bastante antecipada" entre ele e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, ocorrerá em Cingapura em 12 de junho. "Nós iremos ambos tentar fazer dele um momento muito especial para a Paz Mundial", escreveu Trump em sua conta oficial no Twitter.

O evento será o primeiro encontro entre um presidente dos EUA e um líder norte-coreano e é considerado um avanço extraordinário tendo-se em conta os últimos meses de tensão nuclear, durante o qual os dois líderes trocaram frequentes ameaças militares e insultos.

O encontro já vinha sendo negociado entre autoridades americanas e norte-coreanas, tendo a Coreia do Sul como mediadora das conversas em vários momentos. 

Nesta quarta-feira (9), o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, esteve em Pyongyang para conversar com o ditador Kim Jong-un, e voltou acompanhado de três americanos que estavam presos na Coreia do Norte e foram libertados como um sinal de boa vontade da ditadura norte-coreana. O líder dos EUA qualificou a libertação como um sinal positivo, mas tem insistido na necessidade de que não existam armas nucleares na Península Coreana.

Saiba mais: Libertação de americanos não mudará forma de lidar com Kim Jong-un, diz Trump

Quanto à cúpula, Trump está otimista, mas ao mesmo tempo adverte que está preparado para abandonar o caminho se não houver progresso. No topo da agenda estará o programa nuclear da Coréia do Norte. Trump disse que qualquer acordo terá que incluir a desnuclearização do país.

Leia também: Coreia do Norte não deve deixar seu projeto nuclear. Encontro com Trump é uma prova disso

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]