• Carregando...
Fiéis rezam em homenagem ao papa João Paulo II no Bosque do Papa, em Curitiba | Jonathan Campos / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Fiéis rezam em homenagem ao papa João Paulo II no Bosque do Papa, em Curitiba| Foto: Jonathan Campos / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Cerca de 200 pessoas participaram da celebração em ação de graças à canonização do Papa João Paulo II, na tarde deste domingo (27), no Bosque do Papa, em Curitiba. Durante mais de duas horas, fieis, autoridades e membros da igreja relembram momentos da visita do papa polonês a Curitiba, em junho de 1980, e prestaram homenagens a João Paulo II. A programação começou com a apresentação da banda da Polícia Militar do Paraná e teve ainda a participação de corais, saudações de grupos folclóricos poloneses, alemães, e espanhóis e orações. As pessoas presentes puderam ouvir um trecho da gravação da palavra do papa João Paulo II nas cerimônias da visita que ele fez a Curitiba. No final, houve a celebração de uma missa.

Para o reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, padre Zdzislaw Malczewski, a canonização do papa João Paulo II é um momento histórico para os católicos de todo o mundo. "O empenho e dedicação do papa polonês na união dos povos tornou o seu pontificado universal. Nas três visitas feitas ao Brasil, João Paulo II procurou transmitir mensagens de amor, caridade e esperança e despertar esses sentimentos nas pessoas", disse. Ele destacou ainda a importância da homenagem organizada pela comunidade polonesa em Curitiba. "O papa escolheu visitar Curitiba. A cidade não estava no trajeto definido pela Conferência Episcopal, mas que queria conhecê-la. Isso é motivo de grande honra para todos nós", afirmou.

Presente na celebração, o prefeito Gustavo Fruet reafirmou o compromisso de Curitiba na preservação do Bosque do Papa, local que leva o nome do pontífice e foi feito em homenagem a passagem de João Paulo II pela capital. "A canonização foi um evento repleto de emoções para poloneses e católicos. O papa João Paulo II foi o líder de transformações importantíssimas. Temos a missão de preservar e enaltecer as lições de amor deixadas por ele", destacou o prefeito.

Emoção

Vizinhas do Bosque do Papa, as irmãs paulinas Selestina Dariva e Assunta Menegat acompanharam a celebração em homenagem ao papa bastante emocionadas. "Quando ele visitou Curitiba, nós ainda não morávamos aqui. Ele é para nós um exemplo de vida, de simplicidade e amor ao próximo", disse Assunta. Tamanha admiração fez Selestina acordar cedo para acompanhar a canonização. "Levantei às quatro horas da manhã para assistir a cerimônia de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II. Foi muito bonito", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]