• Carregando...
Grupo de curitibanos está em Roma para acompanhar a cerimônia de canonização dos papas João Paulo II e João XXIII | Denise Drechsel / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Grupo de curitibanos está em Roma para acompanhar a cerimônia de canonização dos papas João Paulo II e João XXIII| Foto: Denise Drechsel / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Roma deve receber um milhão de pessoas para as canonizações de João Paulo II e João XXIII neste domingo (27). O anúncio foi feito pelo ministro italiano Angelino Alfano na manhã deste sábado. Segundo ele, não há estimativa de quantas pessoas já estão nas ruas de Roma, mas um forte esquema de segurança e atendimento aos devotos mantém ordem nas ruas e um clima de tranquilidade. No início do mês de abril, a Prefeitura de Roma chegou a dizer que o evento poderia atrair até 7 milhões de pessoas à cidade eterna.

Às 15 horas em Roma (10 horas no Brasil), era difícil encontrar um lugar na Praça de São Pedro. Grupos de peregrinos começam a preencher os espaços com mochilas e outros pertences. Lojas e restaurantes da região que costumam funcionar aos sábados, como o tradicional Cafè San Pietro, na Via della Conciliazione, amanheceram com as portas fechadas.

Muitos devotos aproveitaram a manhã de sábado para visitar os pontos turísticos da cidade, como um grupo de curitibanos que veio a Roma especialmente para o evento de domingo. "Como amanhã tudo estará fechado, aproveitamos o dia de hoje para rever a Basílica de São Pedro, onde estão os papas santos, o que para mim foi muita emoção, e os Museus Vaticanos", conta a curitibana e descendente de poloneses Vera Lúcia de Amorim, 62 anos.

Antes de chegar na capital italiana, o grupo esteve em outras cidades como Florença e Assis. "Mas para nós o momento especial ainda está por chegar, estamos ansiosos com o momento de ver os dois papas santos", disse a professora curitibana Denise Maria Cubas César, de 66 anos. "Tive a sorte de viver no período dos dois papas e, para mim, antes de morrerem, com a sua simplicidade e humildade, já eram santos; por isso é muito especial estar aqui", completou. O grupo planeja chegar de madrugada para tentar um bom lugar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]