• Carregando...
 |
| Foto:

Quem saiu de casa ontem em Caracas para votar ou qualquer outra finalidade não precisou pagar metrô. Todas as linhas funcionaram gratuitamente desde às 5h30 e não apresentaram problemas. O Metrobus e o Buscaracas, sistema de canaletas exclusivas, também foram liberados.

Mi casa

O governo Lula criou o "Minha Casa Minha Vida" para amenizar a falta de moradias de baixa renda no Brasil. Chávez foi mais longe. Além da "Missão Vivienda", que nasceu no ano passado e construiu 250 mil unidades de habitações até o início de setembro, o governo lançou o "Mi Casa Bien Equipada" (Minha casa bem equipada), que vende móveis e eletrodomésticos a preços subsidiados. Quem tem emprego fixo pode financiar as compras nos bancos oficiais com taxas abaixo da inflação (15%) e zero de taxa de serviço bancário. O governo propagandeia que é para combater a especulação.

Expresso

Na véspera da eleição, o governo Chávez inaugurou um novo sistema de transporte na capital. Batizado de Buscaracas, lembra as canaletas e os biarticulados de Curitiba, com plataforma e tudo. Só não tem os tubos. O projeto é uma tentativa de resolver o problema de transporte coletivo nos bairros não atendidos pelo metrô. O Buscaracas se junta ao Metrobus, ao Metrocable e ao Cabletren, tudo invenção do governo Chávez. O Metrobus nada mais é do que um ônibus que liga os bairros diretamente às estações do metrô, o Cabletren se desloca sobre uma plataforma de concreto e metal e o Metrocable são teleféricos para atender os morros.

Dia de parque

Como qualquer grande cidade da América Latina, a grande Caracas tem muitos problemas. Mas também possui coisas interessantes. Os parques da capital venezuelana e cidades da região metropolitana contribuem para a qualidade de vida. No sábado anterior à eleição presidencial, muita gente aproveitou para passar um tempo ao ar livre. Além de trilhas para caminhadas, o Parque del Este , no município de Sucre, tem espaço para a prática de esportes, quiosques para festas e barquinhos no lago para a crianças e adultos pedalarem. No domingo, porém, alguns parques de diversões públicos ficaram fechados para que os funcionários pudessem votar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]