• Carregando...
 | Celio Martins/ Gazeta do Povo
| Foto: Celio Martins/ Gazeta do Povo

Uma das marcas da propaganda do governo da Venezuela é um coração com uma estrela e a frase "Hecho en socialismo" ("Feito em socialismo"). A mensagem está em vários produtos que saem de fábricas coletivas e de indústrias nacionalizadas. A empresa Lácteos Los Andes, expropriada em 2008, é um exemplo (foto). A indústria passou a fazer sucos somente com frutas nacionais (criollas). O "hecho em socialismo" está em chocolates, leite, doces, iogurtes e muitos outros produtos.

HistóriaHerói da independência

Simón Bolívar não é o único herói destas terras. Depois dele, o nome mais cultuado é Francisco de Miranda (1750-1816), precursor da independência da América espanhola. Quando a Venezuela declarou formalmente a independência, em 1811, Miranda assumiu a Presidência. Mas, pressionado pelas forças espanholas, ele assinou um armistício com os espanhóis, o que foi considerado uma traição às causas republicanas. Bolívar e outros revolucionários o impediram de fugir.

Miss é o que falta

Se no Brasil muitas meninas sonham em se tornar modelo, na Venezuela as garotas desde cedo são influenciadas pelos concursos de miss. Também pudera, as jovens do país ganham tudo. Foram seis títulos de Miss Mundo, o mais tradicional dos concursos de beleza do planeta, seis de Miss Universo e outros seius de Miss Internacional. No próximo dia 21, será realizado o Miss Internacional 2012, em Okinawa, no Japão. Blanca Aljibes, de 24 anos, é a candidata venezuelana. Natural do estado de Guárico, centro do país, ela já está no Japão para um período de adaptação.

FestaMadrugada adentro

A festa dos chavistas passou das 4 horas da madrugada de ontem em várias cidades do país. Logo após o anúncio do resultado oficial, houve uma explosão de fogos em Caracas. Milhares de eleitores de Chávez se concentraram em frente do Palácio Miraflores, onde o presidente fez seu discurso da vitória. A cidade amanheceu com jeito de feriado. Muitas lojas comerciais só abriram depois do almoço. Pilhas de lixo da festa ficaram espalhadas pelas ruas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]