• Carregando...
 |
| Foto:

Brasil

Dilma trata reeleição de Obama como boa notícia

O governo Dilma foi discreto durante a campanha nos EUA e tinha discursos prontos para depois do resultado, um enaltecendo as vantagens da reeleição de Barack Obama e outro, as da vitória de Mitt Romney.

Bastou a confirmação do resultado para que assessores palacianos e diplomatas passassem a tratar a reeleição como boa notícia.

A presidente Dilma Rousseff parabenizou Obama, para quem disse que ligaria mais tarde. Não ligou, segundo a versão do Palácio do Planalto, porque haveria a informação de que o americano não atenderia telefonemas ontem.

Plebiscitos

Norte-americanos de 38 estados se pronunciaram sobre 176 questões sociais. Veja algumas decisões:

Colorado e Washington

Aprovaram o consumo recreativo da maconha, uma medida inédita no país.

Massachusetts

A maioria dos eleitores disse não à autorização de eutanásia para doentes terminais.

Maryland e Maine

Aprovaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Minnesota

Rejeitou proposta que estabelecia o casamento como união entre um homem e uma mulher.

Massachusetts

Se somou aos 17 estados onde o uso medicinal de maconha é autorizado .

Arkansas

Vetou proposição para o uso medicinal de maconha.

Flórida

Rejeitou proposta que buscava proibir a concessão de fundos públicos para financiar o aborto.

Montana

Aprovou medida que exige permissão dos pais antes da realização de aborto em garotas menores de idade.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reeleito na terça-feira para um segundo mandato, enfrentará o mesmo Congresso dividido em 2013. Os republicanos tiveram uma derrota no Senado, no qual poderiam retomar o controle dos democratas, que tinham mais cadeiras a defender. Os democratas conseguiram manter a maioria de 52 das 100 cadeiras. Candidatos republicanos no Missouri e Indiana – ambos estados onde Romney venceu as eleições – foram derrotados após terem feito comentários desastrosos sobre estupro e aborto. Os republicanos conseguiram conquistar apenas uma cadeira no Senado que era dos democratas, a do estado do Nebraska. Os democratas reelegeram senadores do Wisconsin, Virginia, Connecticut, Missouri, Ohio, Pensilvânia, Novo México, Montana e Flórida.

Até em dois estados conservadores do oeste, Montana e Dakota do Norte, onde Romney venceu, os democratas capturaram as duas vagas no Senado que estavam em disputa. Em Montana, o senador democrata Jon Tester foi reeleito, vencendo o representante republicano Denny Rehberg. Já em Dakota do Norte, a democrata Heidi Heitkamp derrotou o congressista republicano Rick Berg.

Deputados

Na Câmara, todas as 435 cadeiras foram renovadas e os republicanos mantiveram o controle, embora os democratas tenham obtido alguns ganhos.

O líder da Câmara, o republicano John Boehner, que conseguiu manter seu emprego, se ofereceu para trabalhar com qualquer vencedor, democrata ou republicano. "O povo americano quer soluções e nesta noite, ele respondeu ao renovar a nossa maioria" disse Boehner. Mas o republicano também afirmou que não existe nenhuma margem de manobra para aumento de impostos. Obama propôs o aumento de impostos para pessoas que ganham mais de US$ 250 mil por ano.

O controle do Senado, contudo, deverá manter para Obama uma barreira contra as tentativas dos republicanos de derrubarem seu maior feito – a reforma do sistema de saúde, o chamado "Obamacare", que obriga cada cidadão a ter cobertura de um seguro de saúde. Mais de 40 milhões de norte-americanos não têm seguro.

Porto Rico decide se tornar o 51.º estado dos EUA

Agência Estado

Com uma pequena diferença de votos, a maioria dos cidadãos de Porto Rico decidiu em referendo que deseja mudar os laços com os Estados Unidos e se tornar o 51.º estado norte-americano. Atualmente, a ilha caribenha é um território dos EUA e os habitantes são cidadãos americanos, mas são proibidos de votar na eleição presidencial. Na Câmara dos Representantes, Porto Rico também possui poder limitado.

Dividido em duas partes, o referendo questionava se a ilha deveria alterar a relação de 114 anos com os EUA. Quase 54% ou 922.374 pessoas preferiram mudar as condições da parceria, já 46% ou 786.749 cidadãos optaram por manter a situação vigente. A apuração atingia 96% dos 1.643 distritos ontem à noite.

A segunda questão dizia respeito ao modelo de parceria com os EUA. A opção de aceitar a soberania ianque como mais um estado foi a mais votada com 61% dos votos. A associação de soberania livre, que permite uma autonomia maior, recebeu 33% das indicações e a independência, apenas 5%.

Para que a decisão se consolide e Porto Rico se torne mais um estado americano, o Congresso dos EUA em Washington ainda precisa aprovar a decisão.

O presidente Barack Obama já havia manifestado apoio ao referendo e comprometeu-se a respeitar a vontade das pessoas caso houvesse uma clara maioria. Por outro lado, não está claro se o Congresso dos EUA vai debater os resultados do referendo ou se Obama irá considerar que os votos finais indicam uma maioria claramente suficiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]