• Carregando...
 | CK/yhh/STRINGER
| Foto: CK/yhh/STRINGER

O Estado Islâmico confirmou nesta terça-feira (13) que o número dois do grupo terrorista foi morto em um ataque aéreo no Iraque este ano, segundo informações do serviço de inteligência SITE. Em agosto, o governo dos Estados Unidos havia afirmado que Abu Mutaz Qurashi, conhecido como Fadhil Ahmad al-Hayali, tinha morrido durante ofensiva americana.

Em mensagem de áudio, o porta-voz do grupo extremista confirmou a morte.

Boato transforma Ana Hickmann em piloto russa que bombardeia o Estado Islâmico

A apresentadora e modelo brasileira Ana Hickmann “virou” uma combatente russa que bombardeia alvos do Estado Islâmico graças a um novo hoax (um boato virtual) que inundou as redes sociais.

Leia a matéria completa

Hayali era o responsável pela ocupação de territórios na Síria e no Iraque. O áudio não faz menção ao líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi, cujo paradeiro se tornou objeto de especulação esta semana após um comboio do EI ser atingido no Iraque. Oito comandantes jihadistas do grupo morreram no ataque em Karabla, a cinco quilômetros da fronteira com a Síria.

“Os Estados Unidos se alegram com a morte de Abu Mutaz al-Qurashi e consideram isso uma grande vitória”, declara o porta-voz Abu Mohammad al-Adnani antes da convocação à guerra: “Juventude islâmica, acenda a jihad contra os russos e os americanos nas suas guerras dos cruzados contra muçulmanos”.

Os Estados Unidos e a Rússia têm operado ações militares na Síria contra alvos do grupo extremista. Washington alega que a campanha de Moscou visa acertar grupos rebeldes opositores a Bashar al-Assad, incluindo os que combatem o EI, o que o governo russo nega.

Os Estados Unidos também realizam ataques aéreos no Iraque, onde a Rússia começa a atuar com o oferecimento de equipe em um centro de inteligência iraquiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]