• Carregando...

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) foi expulso pelas forças curdas e seus aliados de todos os povoados cristãos da província de Al Hasaka, ao nordeste da Síria, disse nesta quarta-feira (27) um comandante do Conselho Militar Siráaco Sírio (CMSS), Kino Gabriel.

“Recuperamos o controle de um total de 221 povoados de Al Hasaka, entre eles os 15 onde vivem os assírios (um grupo étnico de credo cristão)”, afirmou por telefone o responsável do CMSS, uma milícia cristã rebelde que colabora com os soldados curdos.

Gabriel explicou que em 6 de maio os adversários do EI iniciaram uma ofensiva para recuperar as zonas que foram conquistadas pelos extremistas entre final de fevereiro e começo de maio nos arredores da cidade de Ras al Ain e nas proximidades do rio Jabur, onde ficam os povoados assírios.

“Este ataque foi em cooperação com a coalizão internacional, que esteve bombardeando alvos do EI”, detalhou.

Após retomar essas áreas, a prioridade agora é reforçar suas posições, embora Gabriel tenha reconhecido que uma das principais complicações enfrentadas é o grande número de minas e explosivos que os radicais deixaram para trás.

“Vai ser bastante difícil se desfazer desses explosivos”, indicou.

Anteriormente, o Observatório Sírio de Direitos Humanos tinha assinalado que as forças curdas controlavam já 4 mil quilômetros quadrados de Al Hasaka, após os últimos avanços frente aos jihadistas. Gabriel, no entanto, rebaixou a 1.100 quilômetros quadrados a superfície recuperada.

O EI proclamou um califado no Iraque e Síria no final de junho de 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]