• Carregando...
Estudantes foram atingidos por gás lacrimogêneo durante manifestação na Place de la Nacion | LIONEL BONAVENTURE/AFP
Estudantes foram atingidos por gás lacrimogêneo durante manifestação na Place de la Nacion| Foto: LIONEL BONAVENTURE/AFP

Estudantes bloquearam o acesso a dezenas de escolas em Paris, em protesto à violência policial na capital francesa. Os adolescentes montaram barricadas e atearam fogo em lixos, nesta quinta-feira (23), em frente a colégios. As manifestações são contra a agressão sofrida pelo jovem negro Théo, de 22 anos, que foi espancado e estuprado com um cassetete por quatro policiais parisienses no inicio do mês.

FOTOS: Veja imagens da manifestação dos estudantes franceses

De acordo com autoridades francesas, medidas de segurança foram tomadas depois que 16 escolas ficaram totalmente bloqueadas e outras 12 parcialmente durante o protesto. A polícia afirmou que está monitorando a situação e que não houve, até o momento, confronto entre agentes de segurança e manifestantes. No entanto, estudantes foram atingidos por gás lacrimogênio durante uma manifestação nesta manhã, na Place de la Nation, na zona leste da cidade.

O Departamento de Polícia de Paris pediu que as pessoas não participassem do protesto para evitar novos episódios de violência semelhantes aos que vêm acontecendo nas últimas três semanas.

Os protestos vêm após policiais terem detido um jovem negro no início do mês. Théo, de 22 anos, foi detido em Aulnay-sous-Bois, no subúrbio de Paris. Durante a ação, os policiais teriam sodomizado o jovem com um cassetete.

Um dos policiais está sob investigação formal por suspeita de estupro, enquanto os outros três que também participaram da prisão são investigados por uso desnecessário de violência.

No início do mês, mais de 200 pessoas foram presas durante as manifestações, algumas delas violentas. Os distúrbios trazem à memória as manifestações de 2005, que começaram após dois jovens terem morrido eletrocutados quando tentavam se esconder da polícia. Na época, cerca de 10 mil carros e 300 imóveis foram incendiados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]