• Carregando...
Ativistas venezuelanos pró-governo manifestam apoio à Assembleia Constituinte, em Caracas | FEDERICO PARRA/AFP
Ativistas venezuelanos pró-governo manifestam apoio à Assembleia Constituinte, em Caracas| Foto: FEDERICO PARRA/AFP

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (9) sanções contra oito cidadãos da Venezuela acusados de prejudicar a democracia no país por apoiarem a implantação da Assembleia Constituinte. 

Uma dos alvos das restrições é Adan Coromoto Chávez Frias, irmão do ex-presidente Hugo Chávez (1954-2013), que foi eleito parlamentar constituinte no final de julho. As determinações do Departamento do Tesouro consistem no congelamento de ativos sob jurisdição dos Estados Unidos, bem como a proibição de negócios com eles.

Leia mais: Maduro pede diálogo com países que contestam ditadura na Venezuela

Além de Adan Chávez, são alvo das sanções os constituintes Francisco Jose Ameliach Orta, Erika del Valle Farias, Carmen Teresa Melendez Riva, Ramon Dario Vivas Velasco e Hermann Eduardo Escarra Malave. A dirigente Tania D'Amelio Cardiet, do Conselho Nacional Eleitoral, e o comandante Bladimir Humberto Lugo Armas, da unidade especial do palácio legislativo da Guarda Nacional, também terão restrições de ativos.

A ampliação das sanções contra cidadãos venezuelanos ocorre dias depois de os Estados Unidos anunciarem o congelamento de ativos do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em território americano.

Crise

A Venezuela vive uma crise político e econômica desde 2014, mas que se intensificou em abril deste ano. Desde então, mais de 160 pessoas morreram no país em conflitos entre forças de segurança, apoiadores e opositores do governo de Nicolás Maduro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]