• Carregando...

Durham, Estados Unidos, 5 Fev 2016 (AFP) - Os pré-candidatos do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos em novembro Hillary Clinton e Bernie Sanders iniciaram nesta quinta-feira um debate que marcou um áspero aumento no tom das acusações, antes das primárias de New Hampshire.

Hillary e Sanders iniciaram um debate de 90 minutos na Universidade de New Hampshire depois da vitória da ex-secretária de Estado na primária de Iowa por apenas um delegado. O resultado foi considerado uma enorme vitória do senador pelo estado de Vermont.

Hoje, ambos começaram o encontro tentando mostrar alguma unidade, em comparação aos pré-candidatos do Partido Republicano, mas a temperatura subiu quando Sanders mencionou o dinheiro que a ex-secretária de Estado recebeu do banco Goldman Sachs por conferências privadas. O conteúdo dessas conversas permanece privado.

Visivelmente irritada, Hillary interrompeu Sanders e lhe pediu que terminasse a campanha para “sujar” seu nome com insinuações e que, se tivesse provas concretas de que ela havia-se “vendido” às grandes corporações, que as apresentasse.

Ela voltou a afirmar que suas promessas de revolução política “não somam”.

Sanders se manteve firme, mas se limitou a reiterar que é o “único pré-candidato democrata” que não recebe milionárias doações “de Wall Street e dos grandes bancos”.

Essa disputa acontece em um contexto, no qual os dois buscam definir o espaço do eleitorado que tentam atrair para suas campanhas.

Dessa forma, lembrando de declarações passadas de Hillary, Sanders insistiu em que “não se pode ser um moderado e um progressista ao mesmo tempo”. A ex-secretária de Estado respondeu que ela é uma “moderada capaz de apresentar resultados efetivos”.

Pesquisas preliminares indicam que Sanders chega à primária de New Hampshire com uma vantagem confortável sobre Hillary Clinton, possivelmente de até 20 pontos percentuais. Ainda não se sabe com precisão o impacto que os resultados de Iowa terão nessa nova disputa.

Uma derrota da ex-secretária de Estado em New Hampshire, depois de uma vitória tão apertada em Iowa, ligará todos os alarmes, mas pesquisas em nível nacional ainda a colocam como a favorita entre os democratas.

Para a equipe de campanha de Hillary, obter uma vitória em Iowa era fundamental para deixar para trás a experiência de 2008. Naquele ano, ela também era favorita, mas foi derrotada pelo então senador Barack Obama, que iniciou ali uma corrida vitoriosa para a Casa Branca.

ahg/cd/tt

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]