• Carregando...
Andrew McCabe era considerado o braço direito de James Comey, diretor do FBI que foi demitido por Trump, no ano passado | Alex Wong/AFP
Andrew McCabe era considerado o braço direito de James Comey, diretor do FBI que foi demitido por Trump, no ano passado| Foto: Alex Wong/AFP

O ex-vice-diretor do FBI Andrew McCabe foi demitido na noite desta sexta (16) pelo governo de Donald Trump – poucas horas antes de deixar o cargo para se aposentar.

A decisão, que foi motivada por vazamentos desautorizados de informações à imprensa, segundo o Departamento de Justiça, pode influenciar negativamente a pensão a ser recebida pelo servidor.

Leia também: Trump demite secretário de Estado; diretor da CIA será chefe da diplomacia

McCabe havia anunciado sua aposentadoria no início do ano, depois de uma queda de braço com a administração. Ele deixaria a função pública nesta segunda (19). Em reação à demissão, o ex-diretor da CIA John Brennan chamou o presidente Trump de “demagogo desgraçado”.

O antigo número dois do FBI (equivalente à polícia federal americana) é um dos personagens centrais nas suspeitas de obstrução de justiça pelo presidente Donald Trump, durante a investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016.

No ano passado, quando assumiu interinamente a chefia do FBI, McCabe foi questionado por Trump em quem havia votado nas eleições presidenciais, segundo relatos da imprensa. 

O investigador é visto por alguns republicanos como um opositor da Casa Branca. Ele era considerado o braço direito de James Comey, diretor do FBI que foi demitido por Trump, no ano passado. Sua mulher foi candidata ao Senado pelo partido democrata há dois anos, e recebeu milhares de dólares em doações de um aliado próximo de Hillary Clinton.

Leia também: Trump fez mais de 2 mil afirmações falsas ou enganadoras em 355 dias

Trump já criticou o fato em redes sociais e sugeriu que McCabe fosse substituído no comando da investigação do FBI sobre os e-mails de Hillary – que usou um servidor particular para tratar de assuntos oficiais, na época em que foi secretária de Estado.

Foi essa investigação que motivou a demissão do servidor, de acordo com o Departamento de Justiça. A conduta de McCabe no caso era alvo de apuração do inspetor geral, uma espécie de corregedor do Departamento de Justiça, que concluiu que ele vazou informações sobre o caso para a imprensa e mentiu ao falar sobre o fato. O relatório foi concluído no início do mês. 

McCabe não havia comentado sua demissão até o fim da noite desta sexta. A Casa Branca também não se pronunciou a respeito.

“Demagogo desgraçado”

O ex-diretor da CIA respondeu ao irônico tuíte de Trump chamando-o de “demagogo desgraçado”.

“Quando a extensão da sua venalidade, torpeza moral e corrupção política vier à tona, você tomará o seu lugar legítimo como um demagogo desgraçado no caixote de lixo da história. Você pode fazer de Andy McCabe um bode expiatório, mas você não vai destruir a América. A América vai triunfar sobre você”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]