• Carregando...

Lee Hee-ho, a viúva do ex-presidente sul-coreano e prêmio Nobel da Paz Kim Dae-jung, visitará a Coreia do Norte em agosto, informou nesta segunda-feira (6) a agência local “Yonhap”, em uma viagem que poderia ajudar a relaxar a forte tensão entre os dois países vizinhos.

Lee Hee-ho, de 93 anos, permanecerá na Coreia do Norte de 5 a 8 de agosto e sua agenda inclui por enquanto as visitas a uma creche e um hospital infantil, indicou à “Yonhap” um porta-voz do Centro da Paz Kim Dae-jung.

Cinco representantes desta ONG em honra ao falecido ex-presidente selaram hoje o acordo com autoridades de Pyongyang na cidade norte-coreana de Kaesong, localizada ao sudoeste da Coreia do Norte muito perto da fronteira com o Sul.

“Esperamos que a visita de Lee se transforme em uma boa ocasião para ajudar a melhorar as relações entre as duas Coreias e promover a cooperação”, declarou um porta-voz do centro após retornar de Kaesong.

O governo sul-coreano também manifestou nas passadas semanas sua aprovação à viagem ao considerar que ajudará a melhorar as relações com o Norte, marcadas pela forte tensão nos âmbitos político e militar durante os últimos meses.

A visita da idosa ex-primeira-dama gerou uma alta expectativa na Coreia do Sul, já que a mesma recebeu um convite pessoal do líder norte-coreano Kim Jong-un, embora ainda não há informação se ambos terão a oportunidade de se ver em pessoa.

Lee Hee-ho solicitou viajar para Coreia do Norte em outubro para presentear cachecóis e outros artigos básicos a crianças do país vizinho, mas finalmente não pôde fazê-lo devido ao frio.

Seu falecido marido, Kim Dae-jung, foi o arquiteto da chamada “política do sol” que desde 1998 a 2007 serviu para estreitar os laços entre as duas Coreias após anos de profunda inimizade.

O ex-presidente, que por aquela política foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2000, protagonizou esse mesmo ano junto ao então ditador norte-coreano Kim Jong-il a histórica primeira cúpula entre os líderes das duas Coreias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]