• Carregando...
Soldados iraquianos exibem bandeira do Estado Islâmico capturada em Tikrit | Reuters
Soldados iraquianos exibem bandeira do Estado Islâmico capturada em Tikrit| Foto: Reuters

O exército iraquiano libertou totalmente nesta terça-feira (31) a cidade de Tikrit, capital da província de Saladino (norte), que estava dominada pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), anunciou o primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi. Em comunicado, Al Abadi, que também é o chefe das Forças Armadas, disse que as forças iraquianas “chegaram ao centro de Tikrit e a libertaram pelo sul e pelo oeste”. Segundo informou, “o êxito em Tikrit se repetirá em outras regiões para proteger os civis”.

As forças iraquianas recuperaram na noite de segunda-feira o controle do edifício do governo provincial de Saladino. Nesta terça-feira, avançaram até dominar a maioria dos departamentos de governo, assim como os palácios presidenciais, onde içaram a bandeira do Iraque. No início desta tarde, as forças conseguiram avançar em direção ao centro de Tikrit para libertar totalmente a cidade dos jihadistas. Nove soldados iraquianos morreram e outros 18 ficaram feridos nos combates desta terça-feira, segundo disse uma fonte dos serviços de segurança.

Na noite de ontem, as tropas regulares, com o apoio das milícias xiitas denominadas “Multidão Popular” içaram a bandeira governamental na sede provincial de Saladino, assim como na Direção Geral de Educação, de Defesa Civil e no Hospital Geral de Tikrit. Al Abadi anunciou ontem que seu exército “começaria em breve a batalha final em Saladino”.

As forças iraquianas lutam desde junho do ano passado contra os jihadistas do EI, que desde que tomaram o controle de Mossul continuam o avanço para ampliar o califado que declararam nos territórios controlados no norte do Iraque e em parte da Síria.

Tikrit tem um forte componente simbólico, já que Saddam Hussein era original da região. Seu mausoléu, situado em Al Ouya, ao sul, ficou destroçado após os combates travados pelas forças governamentais iraquianas e o Estado Islâmico em meados deste mês. Os restos de Saddam foram transferidos por sua família em junho, um mês antes de os jihadistas tomarem o controle da cidade.

Saddam, nascido em Al Ouya em 1937, ocupou o poder no Iraque durante 24 anos. Foi preso em dezembro de 2003, após a invasão liderada pelos EUA que antecedeu a queda de seu regime, e foi executado no dia 30 de dezembro de 2006, em Bagdá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]