• Carregando...
Soldados nigerianos se preparam para combates contra o Boko Haram | Joe Penney/Reuters
Soldados nigerianos se preparam para combates contra o Boko Haram| Foto: Joe Penney/Reuters

O Exército nigeriano anunciou nesta sexta-feira (27) que destruiu o quartel-general do grupo extremista Boko Haram, na cidade de Gwoza, no Nordeste do país. A ação, anunciada um dia antes das eleições presidenciais, não pôde ser confirmada de forma independente. A conta oficial do Twitter do Quartel General de Defesa da Nigéria anunciou a retomada da cidade.

“Tropas capturaram Gwoza esta manhã, destruindo o quartel-general do autoproclamado califado dos terroristas”, disse um tuíte inicial. “Vários terroristas morreram e muitos foram capturados. Limpeza de toda Gwoza e seus subúrbios em andamento.”

As mensagens não mencionaram o Bosque de Sambisa, na zona do governo local da cidade, onde acredita-se que o grupo islamista tenha vários acampamentos. Aviões de combate estão bombardeando a região há semanas. No bosque, os extremistas mantiveram quase 300 meninas capturadas em Chibok há quase um ano. Cerca de 219 ainda estão desaparecidas.

As eleições da Nigéria estavam previstas para acontecer em fevereiro. A comissão eleitoral optou por adiar o novo processo para dar mais tempo às forças de segurança para o combate ao Boko Haram. A comissão tomou a atitude para evitar que eleitores fossem impedidos de votar pelos extremistas.

O presidente Goodluck Jonathan advertiu para que a população esteja atenta a possíveis episódios de violência. Neste sábado, Jonathan enfrenta o ex-comandante militar Muhammadu Buhari, na que é considerada a mais apertada eleição desde 1999. A população está estocando alimentos, temendo confrontos após o pleito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]