• Carregando...

O Exército sírio e forças aliadas do Irã e Hezbollah se preparam para um ofensiva terrestre contra os insurgentes na região de Aleppo, com apoio de ataques aéreos russos, disseram duas autoridades regionais de alto escalão familiares com os planos, nesta terça-feira.

A ofensiva ajudaria a expandir o ataque terrestre lançado pela mesma aliança na semana passada, tendo como alvo rebeldes na província de Hama, a oeste. As autoridades disseram, sob a condição de anonimato, que milhares de soldados iranianos chegaram à Síria para participar das ofensivas terrestres em apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

A grande ofensiva do governo na região próxima à fronteira com a Turquia, país membro da Otan, deve irritar ainda mais Ancara, que apoia os insurgentes inimigos de Assad e se diz profundamente preocupada com os ataques aéreos russos que os têm alvejado.

O controle da cidade de Aleppo e província que a cerca é dividido entre o governo sírio, uma série de grupos insurgentes que lutam contra Assad e o grupo Estado Islâmico, que controla algumas áreas rurais perto da cidade.

“As grandes preparações para a batalha naquela área estão prontas”, disse uma das autoridades. “Essa é uma grande mobilização do Exército sírio... de combatentes de elite do Hezbollah e de milhares de iranianos que chegaram em fases nos últimos dias”, afirmou.

A segunda autoridade, que é próxima ao governo sírio, disse: “A decisão de lançar a batalha em Aleppo foi tomada... Não é mais segredo que milhares de iranianos se encontram agora na Síria e que seu papel é fundamental.”Ambas as fontes disseram que o ataque começaria em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]