• Carregando...
Soldados paquistaneses trabalham no local do acidente. | S.S. Mirza/AFP
Soldados paquistaneses trabalham no local do acidente.| Foto: S.S. Mirza/AFP

Um caminhão-tanque tombou e explodiu em uma importante estrada no Paquistão neste domingo (25), deixando ao menos 146 pessoas mortas, incluindo 20 crianças. O acidente ocorreu quando o veículo passava por uma curva acentuada, numa rodovia no subúrbio da cidade de Bahawalpur, no Leste do país. Muitas das vítimas estavam tentando saquear combustível que vazava do veículo, segundo informações divulgadas pelo governo e por equipes de resgate.

“As pessoas do local começaram a coletar o combustível quando ele explodiu, queimando todos”, disse o porta-voz do governo provincial, Malik Muhammad Ahmed Khan. As autoridades também afirmaram que o caminhão transportava 40 mil litros de combustível.

Leia também: Motociclista para carro com um chute e gera capotamento; veja o vídeo

O acidente aconteceu um dia antes da celebração do festival Eid al-Fitr no Paquistão, quando as famílias se reúnem para celebrar o fim do Ramadã, o mês do jejum islâmico. Muitos paquistaneses estavam nas estradas no domingo para reuniões em família por causa da festividade.

Após a explosão, um incêndio atingiu mais de cem veículos, como carros, micro-ônibus e motos. A área próxima ao incêndio estava repleta de utensílios de cozinha, panelas e recipientes que as vítimas carregavam para armazenar a gasolina que vazava do caminhão antes de o veículo explodir.

Alguns feridos foram hospitalizados com mais de 80% do corpo queimado.S.S. Mirza/AFP

“Os moradores da cidade vizinha de Ramzanpur Joya correram para o local do acidente com baldes e outros recipientes. Várias pessoas em motos pararam com o objetivo de recolher o combustível”, disse o chefe da polícia regional, Raja Riffat.

“Estamos em choque. Ninguém consegue explicar o que aconteceu”, disse Hafiz Sohail, que esperava para recuperar os corpos do tio e de um primo, de 13 anos, que morreram quando tentavam coletar combustível do caminhão. “O que faremos agora com esta gasolina? Para que serviu tudo isto?”, lamentou Sohail, que apontou para um balde no chão e disse ter visto o momento em que o motorista gritou, em vão, para que as pessoas se afastassem do caminhão.

Além dos 146 mortos, há o registro de mais de 100 pessoas feridas, muitas das quais foram hospitalizadas com queimaduras em mais de 80% do corpo. O exército do Paquistão enviou helicópteros para transportar os feridos.

O primeiro-ministro Nawaz Sharif expressou a sua “profunda tristeza” pelo incidente e ordenou que as autoridades locais forneçam “toda a assistência médica necessária às vítimas”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]