• Carregando...
Polícia búlgara detona explosivo encontraddo em uma van nos arredores do aeroporto de Sofia | STRINGER/REUTERS
Polícia búlgara detona explosivo encontraddo em uma van nos arredores do aeroporto de Sofia| Foto: STRINGER/REUTERS

Uma série de eventos aparentemente de caráter terrorista ocorreu nesta terça-feira (1º) em três países. Ainda não se sabe se eles estão interligados.

No mais grave, cinco pessoas ficaram feridas quando uma bomba caseira explodiu perto da estação de metrô de Bayrampasa, no lado europeu de Istambul, na Turquia.

Segundo o administrador regional de Bayrampasa, a bomba foi instalada no viaduto de uma rodovia ao lado da estação de metrô. Inicialmente, as autoridades haviam afirmado que a explosão havia ocorrido em um transformador.

Gabinete alemão aprova missão militar do país contra o Estado Islâmico

Leia a matéria completa

Os estilhaços da explosão atingiram um trem e diversos passageiros. Devido à detonação da bomba, a rede metroviária de Istambul foi paralisada por volta das 17h30 locais (13h30 de Brasília), no início do horário de rush noturno.

O governo ainda não tem informações sobre quem seriam os autores deste ataque, que também não foi reivindicado por nenhuma entidade estrangeira ou local.

Nos últimos meses, a Turquia vem sofrendo com a ação simultânea da milícia radical Estado Islâmico, do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e de grupos de extrema esquerda contrários ao presidente Recep Tayyip Erdogan.

Em 10 de outubro, pelo menos 103 pessoas morreram na explosão de uma bomba durante um protesto de partidos da oposição pedindo paz no país. O governo turco atribuiu o atentado ao Estado Islâmico.

Bulgária e Inglaterra

Mais cedo, autoridades búlgaras descobriram um artefato explosivo em uma van estacionada do lado de fora do aeroporto internacional da capital Sófia.

“Um artefato explosivo foi encontrado em uma van”, disse a porta-voz do aeroporto Daniela Veleva, acrescentando que a polícia ainda estava tentando eliminar o dispositivo.

A polícia búlgara esvaziou uma seção do Terminal 1 do aeroporto, enquanto malas na van eram revistadas.

No terceiro local, a Inglaterra, uma área em torno da estação de trem London Bridge, em Londres, foi evacuada por conta de um pacote suspeito. A ação ocorreu momentos depois de o prédio da empresa de comunicações BBC ter sido esvaziado por ameaça de bomba. Em ambos os casos, equipes especiais vasculharam os locais em busca de artefatos explosivos, mas não encontraram nada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]