• Carregando...
Facebook permite que pessoas marquem a si mesmas ou outros como “seguros” | Reprodução/Facebook
Facebook permite que pessoas marquem a si mesmas ou outros como “seguros”| Foto: Reprodução/Facebook

As empresas de internet Facebook e Facebook lançaram aplicativos para localizar pessoas que estão na região do Nepal, onde um terremoto deixou mais de 2,2 mil mortos neste sábado (25).

O “Safety Check”, ou “Confirmação de Status de Segurança”, do Facebook permite que pessoas informam a seus amigos na rede social que estão na área afetada.

Novo tremor atinge Nepal; mortos passam de 2,2 mil

Katmandu foi atingida por tremor secundário na madrugada deste domingo. Porta voz da polícia nepaleza afirma pelo menos 2,2 mil pessoas morreram e outras 5,8 ficaram feridas.

Leia a matéria completa

É possível marcar a si mesmo ou a seus amigos como “seguro”, além de deixar comentários sobre a situação no país. Ao entrar na página, o usuário acessa uma lista de todas as pessoas de seu círculo de amizades que estão na região.

As pessoas que estão na área receberam uma notificação do Facebook, perguntando se está tudo bem, e se elas gostariam de informar isso aos seus amigos.

“Quando disastres acontecem, as pessoas precisam saber que seus entes queridos estão bem. É em momentos como essa que estar disponível para se conectar realmente importa”, escreveu o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, na rede social.

Google cria uma espécie de “perfil” da pessoa desaparecidaReprodução/Google

Google

O Google habilitou o “Person Finder” (algo como “encontrador de pessoas”) para o terremoto. Por lá é possível procurar informações sobre uma pessoa ou ceder informações a respeito dela.

Para procurar é preciso preencher um cadastro com nome, características físicas, endereço, descrição, foto e perfis em redes sociais do desaparecido.

Isto cria uma espécie de “perfil” do sumido, em que constam todas estas informações, além do contato de quem criou o pedido de informação.

Quem têm informações sobre alguém deve fornecer nome e sobrenome da pessoa sumida para fazer o cadastro. O comentário aparece publicamente no perfil da pessoa que sumiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]