• Carregando...
Cachorra Izzy sobreviveu ao fogo que atingiu vinícolas na Califórnia | Reprodução
Cachorra Izzy sobreviveu ao fogo que atingiu vinícolas na Califórnia| Foto: Reprodução

Jack Weaver e seu cunhado Patrick Widen estavam ofegantes e sem fôlego enquanto subiam a última colina antes de chegarem à casa da mãe de Weaver em Santa Rosa, na semana passada.

Eles haviam caminhado por cerca de quatro quilômetros, tentando desesperadamente chegar até a casa para saber exatamente o que restou depois que incêndios atingiram a área. Mais importante ainda, eles precisavam descobrir se Izzy, a cadela Bernese Mountain, de 9 anos, da família, por "algum milagre"havia sobrevivido, contou no Facebook a esposa de Widen, Beckyjean. 

A família decidiu filmar o que viu. 

"Posso ver as vinhas", disse Weaver no vídeo, que foi compartilhado na rede social e visto mais de 1,7 milhão de vezes. A voz de Patrick Widen parecia exausta enquanto ele se aproximava da casa. Ele tentou obter os primeiros vislumbres da propriedade. "A antecipação está me matando”. 

No dia anterior, 9 de outubro, os pais de Weaver acordaram com a casa em chamas. Eles tiveram segundos para fugir. E no meio do que parecia um inferno, Izzy correu para longe deles. 

“Minha mãe não poderia persegui-la sem arriscar sua própria vida", escreveu Beckyjean Widen no Facebook. Para chegar à segurança, relatou ela, o casal "teve que atravessar paredes de chamas e atravessar uma ponte de madeira que ardia em fogo". 

À medida que os incêndios continuavam a queimar pelas vinícolas da Califórnia, os Weavers — como milhares de outras famílias deslocadas — tinham em mente o que poderia ter se tornado a casa deles. Estavam convencidos de que tinham perdido tudo. No entanto, ficaram mais devastados com o pensamento de perder Izzy, disse Widen. 

Então, o dia depois que os Weavers deixaram a casa deles, Jack Weaver e Patrick Widen decidiram fazer uma caminhada para visitar a casa de seus pais. "Eles foram afastados por policiais, mas se você conhece meu irmão Jack ou marido, Patrick ... nenhum dos dois gosta de receber um não", escreveu Beckyjean. Quando eles se aproximaram da propriedade, Jack Weaver percebeu que o portão ainda estava em pé. 

"Eu não vejo a casa", disse ele. "Eu perdi minhas esperanças". 

Ele viu os restos de uma parede. Mais alguma coisa? 

"Nada", disse ele. "Foi-se." 

"Há tanta fumaça que não posso lhe mostrar nada", disse ele no vídeo. 

Os cunhados começaram a bater palmas e assobiar, chamando Izzy, perguntando-se, se talvez, pelo menos, Izzy tivesse conseguido. 

Eles notaram que algumas propriedades tinham sido poupadas - as vinhas, um trator. 

De repente, viram um movimento. 

"Izzy está aqui!" Weaver é ouvido dizendo freneticamente. "Izzy, Izzy, venha aqui, bebê, Izzy!" 

A cadela Bernese Moutain é vista caminhando em direção a eles, abanando o rabo. No fundo, a voz de Patrick Widen pode ser ouvida vacilante, embargada de emoção. 

"Oh, meu deus. Oh, meu Deus. Ah, meu Deus", ele gritou. 

Izzy ainda estava coberta de cinzas e cheirava a fuligem, disseram os irmãos à NBC News. Mas, de outra forma, a cachorra estava bem. Um veterinário disse que provavelmente estava isolada do calor da chama por sua pelagem grossa, informou a Associated Press. Mesmo ofegante e visivelmente estressada, Izzy não entrou em pânico, disse Weaver. 

"Ela ficou muito feliz em nos ver", disse Weaver à AP. "Ela é muito corajosa". 

Afinal, Izzy sobreviveu a dois cânceres, contou a família. 

Weaver contou a notícia para sua mãe. Ela estava hospedada com parentes na região de São Francisco Bay. “Ela passou da pessoa devastada por perder sua casa para a pessoa mais feliz que já vi. Ela ainda está abalada por tudo, mas muito melhor agora que Izzy está em nossa casa". 

Destruição

Em meio ao incêndio no estado, que teve pelo menos 40 mortes em quatro municípios, reuniões como esta trazem momentos de luz numa paisagem sombria. 

Em todo o estado, cerca de 5,7 mil estruturas foram destruídas e cerca de 100 mil pessoas tiveram de sair de casa, segundo o jornal The Washington Post. Na cidade dos Weavers, Santa Rosa, a porta de entrada para a indústria do turismo vinícola, os incêndios destruíram quase 3 mil casas e causaram US$ 1,2 bilhão em danos. 

Ajuda

No Sonoma County Animal Services, veterinários e assistentes estão cuidando de 64 gatos e 44 cães, quase todos trazidos de áreas afetadas por incêndios, informou a Associated Press. No Facebook, o abrigo publicou vídeos e fotos dos animais que levados para lá, na esperança de enviar uma mensagem aos seus donos. 

Algumas dessas tentativas funcionaram. Ed Ratliff, residente em Santa Rosa, encontrou a gata dele, Milo, na quinta-feira. Um oficial encontrou a gato agachado sob uma Honda Civic e a levou para o abrigo, informou a KTVU. 

Ohndrea Elliot começou a procurar Kitty, sua gata de 10 anos, no dia seguinte após ter evacuado a casa e a gata ter atravessado a rua. Ohndrea perdeu a casa dela e todos os pertences no fogo. 

"Eu me senti horrível", disse Ohndrea, de 23 anos, à KTVU. "Isso partiu meu coração. Nós tínhamos tudo seguro, exceto Kitty. E ela era a última coisa que eu vi enquanto nós estávamos partindo. Ela estava tentando se salvar." 

Ohndrea entrou em contato com a Sonoma Humane Society, e o abrigo lhe enviou uma foto da gata. O animal tinha sofrido queimaduras nas patas e na pele. "Eu fiquei muito mal, não conseguia respirar". 

 Quanto aos Weavers, Jack Weaver disse à NBC News que sua mãe "havia passado por muita coisa". "Nós não acreditávamos que Izzy sobreviveria”. 

"Nós não esperávamos vê-la, e ela veio nos encontrar", ele contou para Good Morning America. "Foram lágrimas, alegria, felicidade, um dos melhores momentos da minha vida".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]