• Carregando...
Tima Kurdi, tia das crianças sírias, durante conversa com jornalistas | BEN NELMS/REUTERS
Tima Kurdi, tia das crianças sírias, durante conversa com jornalistas| Foto: BEN NELMS/REUTERS

A família de duas crianças sírias que se afogaram quando tentavam chegar à Grécia ainda não tinha solicitado permissão de entrada ao Canadá, informou uma parente nesta quinta-feira (3), apesar de relatos anteriores afirmando que um pedido de refúgio havia sido rejeitado.

Foto de criança morta em praia turca torna-se símbolo de crise migratória

A face mais cruel da crise migratória na Europa foi evidenciada nesta quarta-feira (2) com uma foto marcante de uma criança encontrada morta na costa da cidade turca de Bodrum.

Leia a matéria completa

Uma fotografia do corpo de Aylan Kurdi, de 3 anos, com camiseta vermelha e short escuro, de bruços na areia de uma praia em Bodrum, no mar Egeu, tomou conta das redes sociais e da mídia na quarta-feira, despertando solidariedade e revolta com a aparente inação dos países desenvolvidos no socorro aos refugiados.

Seu irmão Galip, de 5 anos, e a mãe, Rehan, de 35 anos, estavam entre as 12 pessoas, incluindo outras crianças, que morreram quando dois barcos naufragaram tentando chegar à ilha grega de Kos.

“Eles não mereciam morrer, não mereciam. Estavam indo para uma vida melhor. Isso não devia ter acontecido. Não devia ter acontecido com eles”, disse a tia dos meninos, Tima Kurdi, a repórteres em Vancouver, no Canadá, em lágrimas.

“Para ser sincera, não quero só culpar o governo canadense. Estou culpando o mundo inteiro por isto”, declarou.

O pai das crianças, Abdullah, sobreviveu e caiu em prantos após sair do necrotério da cidade de Mugla, próxima de Bodrum, onde identificou os corpos na quarta-feira.

Tima, irmã de Abdullah e moradora de Vancouver, afirmou ter tentado levar outro irmão ao Canadá, mas que a solicitação foi negada. Ela esperava conseguir levar Aylan e sua família na próxima tentativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]