• Carregando...
Soldados colombianos montam barreira em Cauca: ataque aumenta clima de tensão no país. | Christian Escobar Mora/EFE
Soldados colombianos montam barreira em Cauca: ataque aumenta clima de tensão no país.| Foto: Christian Escobar Mora/EFE

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) suspenderam um cessar-fogo unilateral depois que tropas do governo mataram 26 combatentes da guerrilha no departamento do Cauca, no sudoeste do país. O anúncio do grupo guerrilheiro deverá elevar as tensões em meio às negociações para pôr fim ao conflito de cinco décadas.

As Farc disseram que revogaram o cessar-fogo por causa do ataque, o mais mortal desde que a guerrilha e o governo iniciaram negociações de paz em Cuba, no final de 2012.

“Deploramos o ataque executado nas primeiras horas da manhã de quinta-feira pela Força Aérea, pelo Exército e pela polícia”, disseram as Farc ontem em comunicado. O cessar-fogo estava em vigor desde o final de dezembro.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse que as Forças Armadas do país estão prontas para uma ofensiva renovada. O grupo insurgente acusa Santos de “incoerência” por buscar a paz ao mesmo tempo em que as Forças Armadas mantêm ataques contra acampamentos das Farc.

“A suspensão do cessar-fogo unilateral não estava nos nossos planos, mas a incoerência do governo de Santos conseguiu isso”, afirmou o grupo guerrilheiro em comunicado divulgado em seu site na internet.

“O diálogo vai continuar”, disse o negociador rebelde e membro do secretariado de sete pessoas das Farc, Pablo Catatumbo, em Havana, onde as negociações de paz são realizadas. “Há uma atmosfera tensa que tem afetado as negociações nos últimos dias”.

Segundo Juan Manuel Santos, os guerrilheiros mortos foram responsáveis pelo ataque realizado em novembro contra uma posto policial em ilha Gorgona, no Pacífico, no qual morreu um oficial de Carabineiros. Eles também fariam parte do grupo que matou 11 soldados em uma zona rural no dia 15 de abril.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]