• Carregando...
 | SDS/ac/DESMOND KWANDE
| Foto: SDS/ac/DESMOND KWANDE

A França se tornou o primeiro país a proibir que supermercados joguem fora ou destruam alimentos não vendidos. Com a lei aprovada por unanimidade, a partir da próxima quarta-feira (10), as lojas terão que doar os produtos alimentícios não comercializados que estiverem para vencer a instituições de caridade.

Segundo informações do The Guardian, a lei é uma resposta à pressão de ativistas contrários ao desperdício de alimentos. Uma campanha popular originou o projeto levado à Assembleia em dezembro. Agora, os ativistas querem que o presidente François Hollande leve ideia a outros países da União Europeia.

Pela legislação, supermercados deverão assinar acordos de doação com as instituições, sob a pena de serem multados e os terem os proprietários presos. As lojas também não poderão estragar alimentos deliberadamente para evitar a doação.

A França desperdiça anualmente 7,1 milhões de toneladas de alimentos. Os consumidores são responsáveis por 67% deste total; os restaurantes por 15%; as lojas por 11%. No mundo todo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]