• Carregando...

PARIS — Caças franceses realizaram os primeiros bombardeios nesta segunda-feira a partir do porta-aviões francês Charles de Gaulle, no Mar Mediterrâneo, sobre as áreas controladas pelo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, informaram fontes militares. As ações ocorreram pouco depois do presidente François Hollande reafirmar em um encontro com o premier britânico, David Cameron, que a França iria intensificar os ataques aos jihadistas, responsáveis pelos ataques em Paris em 13 de novembro que deixaram 130 mortos.

Ainda não há informações sobre a natureza da ação. No domingo, o porta-aviões realizou exercícios de treinamento no Mediterrâneo, em preparação à insursão. Onze caças-bombardeiros não armados - Rafale e Super Etendard - fizeram testes de pousos e decolagens na ponte do navio, uma manobra particularmente delicada.

O Charles de Gaulle saiu na última quarta-feira de Toulon, no Sul da França, com todo um grupo aeronaval de proteção (incluindo duas fragatas e um submarino), mas sua posição exata não é comunicada por razões de segurança. Com esta presença na região, as Forças Armadas francesas vão triplicar sua capacidade de bombardeio, pois 26 aeronaves (18 Rafale e oito Super Etendard) vão se somar aos 12 já baseados nos Emirados Árabes Unidos (seis Rafale) e na Jordânia (seis Mirage 2000).

Além disso, as aeronaves permitem à coalizão liderada pelos EUA catalogar mais informações sobre o EI, graças aos múltiplos voos de reconhecimento, junto aos navios que o acompanham.

CAMERON OFERECE BASE NO CHIPRE

Para dar apoio à campanha contra os jihadistas, Cameron ofereceu a base aérea britânica no Chipre, no Mediterrâneo oriental, para as operações da Aviação francesa na Síria e no Iraque. Em declarações durante uma entrevista coletiva junto a Hollande no Palácio do Eliseu, o premier também disse que iria aumentar os esforços para compartilhar informações de inteligência com a França e outros parceiros europeus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]