• Carregando...
Socorristas buscam por sinais de vida embaixo dos escombros após o México ser atingido por terremoto | PEDRO PARDO/AFP
Socorristas buscam por sinais de vida embaixo dos escombros após o México ser atingido por terremoto| Foto: PEDRO PARDO/AFP

Depois de horas de tentativa de resgate de uma menina de nome Frida Sofía, de 12 anos, em uma escola que ruiu após o terremoto na Cidade do México, o governo mexicano reconheceu nesta quinta-feira (21) não ter certeza de que havia qualquer criança – morta ou viva – sob os escombros no local. E mais: a menina que se procurava ali sequer existia. Os tremores de terra que atingiram o país, na terça-feira (19), deixaram 286 mortos. Em 1985, quando outro grande terremoto foi registrado no México, a população viveu um drama parecido na busca do menino Monchito. Assim como Frida Sofía, o sobrevivente também não existia.

As primeiras informações davam conta de que Frida Sofía teria se abrigado embaixo de uma mesa de granito, cujos pés de ferro não teriam cedido no momento do abalo.  A menina, segundo relatos divulgados na imprensa, teria pedido água e chegado a mexer a mão. Os socorristas também teriam relatado que ela estaria soterrada em um ponto de difícil acesso e que a intervenção deles ali poderia causar novos desabamentos na escola.

Nesse tempo, no entanto, sequer apareceram familiares procurando a suposta aluna. O Ministério da Educação admitiu que pode ter havido um erro na identificação da criança.

Na quinta, equipes da Maria afirmaram ao jornal El Universal que a garota Frida Sofía não foi uma realidade. “Temos certeza de que todas as crianças, infelizmente, morreram ou estão em hospitais ou estão seguras em suas casas".

Algumas pessoas acreditam que a confusão tenha ocorrido por causa de uma cadela labrador de resgate da própria Marinha. Batizado de Frida, o animal foi levado até os escombros da escola para ajudar na busca de vítimas. “Ela é Frida, orgulho naval que conseguiu salvar 52 vidas em diferentes desastres naturais a nível nacional e internacional”, publicou a equipe da Marinha no twitter.

Passado

O falso drama de Frida Sofía fez com que o país revivesse a história da busca pelo menino Monchito, em 1985, quando um terremoto de magnitude 8,1 na escala Richter abalou o México. A informação era de que um garoto teria ficado soterrado no apartamento do avô. 

Um socorrista teria ouvido um barulho sob os escombros e alertado para a possibilidade de um sobrevivente no local. Foram três semanas de buscas até que se constatasse que Monchito não existia. Até que a verdade fosse descoberta, no entanto, o falso drama gerou grande comoção entre a população.

Segundo o jornal El Universal, há suspeitas de que a história tenha sido inventada por pessoas que queriam recuperar um cofre com dinheiro e objetos de valor que estavam nos escombros do apartamento do avô da suposta criança.

Mortes

As autoridades confirmaram 25 mortos, sendo 19 crianças e seis adultos, na escola conhecida pelo falso drama de Frida Sofía. Pelo menos outras 11 crianças foram tratadas em hospitais por lesões que não ameaçavam a vida. Entre elas estão os irmãos Luis Carlos Herrera Tomé, de 12 anos, e José Raul Herrera Tomé, de 7 anos, que ficaram mais de 20 horas embaixo de uma pilha de tijolos.

O terremoto que atingiu o México nesta terça deixou cerca de 2 mil pessoas feridas no país.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]