• Carregando...

Mais de um milhão de habitantes da costa do Texas sobre o Golfo do México abandonaram a região nesta quinta-feira diante do avanço do furacão Rita, que se tornou uma das tormentas mais intensas e ameaça causar danos catastróficos.

O furacão de categoria 5 atravessa o Golfo do México com ventos de 280 quilômetros por hora. A previsão do Centro Nacional de Furacões dos EUA é que o olho do Rita toque a terra perto de Galveston, no Texas, na noite de sexta-feira ou na primeira hora de sábado.

Depois da lição deixada pelo furacão Katrina na Lousiana e no Mississippi no mês passado, as autoridades das cidades da costa do Texas ordenaram os moradores que se retirassem e prepararam ônibus para os que necessitam de ajuda.

Os moradores de Galveston, uma cidade localizada em uma ilha, de Corpus Christi e das partes baixas de Houston estavam entre os cerca de 1,3 milhão de texanos que deveriam deixar suas casas.

Os habitantes de Houston que saíram da cidade provocaram engarrafamentos nas estradas interestaduais que se prolongaram até a noite.

O governador do Texas afirmou que cerca de 5 mil guardas nacionais do Texas estavam prontos para receber ordens e mil funcionários do Departamento de Segurança Pública tomaram posições ao longo das rotas de retirada, preparados para atuar depois da chegada de Rita. Em Huntsville, College Station, San Antonio e Dallas foram instalados refúgios para 250 mil desalojados.

Às 5h (6h de Brasília), o centro do Rita se encontrava a cerca de 830 quilômetros a sudeste de Galveston e a 990 quilômetros a leste-sudeste de Corpus Christi, com ventos que se estendiam a 110 quilômetros.

O Rita avançava na direção oeste-noroeste a cerca de 15 quilômetros por hora e se previa que sua velocidade aumentaria, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. A tormenta se tornou o terceiro furacão do Atlântico mais intenso que se tem registro, segundo a medição da pressão interna.

Os ventos máximos do Rita, cuja força aumentou para 281 quilômetros por hora sobre as águas quentes do Golfo, igualavam a potência máxima dos de Katrina sobre a água. O Katrina tocou a terra como uma tormenta de categoria 4, com ventos de 233 quilômetros por hora.

A advertência de furacão abrange uma área de 925 quilômetros da costa americana sobre o Golfo do México desde Fort Mansfield, Texas, até Intracoastal City, no estado de Louisiana.

Depois das críticas recebidas pela resposta lenta ao Katrina, o presidente George W. Bush declarou estado de emergência no Texas e Louisiana.

- Os governos federal, estadual e local estão coordenando seus esforços para estar prontos. Esperamos e rezamos para que o furacão Rita não seja uma tormenta devastadora, mas estamos preparados para o pior - afirmou Bush.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]