PUBLICIDADE
Protesto

Governo da Áustria vai boicotar a Eurocopa

Medida é uma reação ao tratamento dado à ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, que está presa e em greve de fome. Condenada por corrupção, ela diz ter sido espancada por guardas na prisão

O governo da Áustria anunciou nesta quarta-feira (2) que vai boicotar todos os jogos de futebol da Eurocopa 2012 na Ucrânia em protesto ao tratamento dado à ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, que está presa e em greve de fome.

"Nenhum membro do governo austríaco vai assistir aos jogos como forma de marcar nossa solidariedade", disse o vice-chanceler e ministro de Relações Exteriores Michael Spindelegger após uma reunião de gabinete.

Segundo ele, o objetivo do governo foi enviar um sinal político a Kiev.

A ex-primeira-ministra, de 51 anos, foi sentenciada a sete anos de prisão em outubro por corrupção, julgamento que, segundo muitos países do Ocidente, teve motivação política. Ela afirmou ter sido espancada por guardas da prisão.

No início da semana, o chanceler austríaco Werner Faymann disse que não assistiria a nenhum dos jogos da Eurocopa na Ucrânia, que é coanfitriã do torneio, juntamente com a Polônia.

O ministros dos Esportes, Norbert Darabos, disse também que não participaria de um amistoso anterior à competição, que vai acontecer em 1º de junho entre as seleções da Áustria e da Ucrânia, em Innsbruck.

Mas Spindelegger e Darabos descartaram a possibilidade de a Áustria receber alguns dos jogos da Eurocopa 2012 após especulações de que outros países da região poderiam intervir e pedir a substituição da Ucrânia. A Áustria foi coanfitriã da Eurocopa de 2008 junto com a Suíça. As informações são da Dow Jones.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO