• Carregando...
Da esquerda para a direita, o comandante Armstrong e demais integrantes da Apollo 11, Collins e Aldrin Jr.: estímulo às Ciências | AFP
Da esquerda para a direita, o comandante Armstrong e demais integrantes da Apollo 11, Collins e Aldrin Jr.: estímulo às Ciências| Foto: AFP
  • Os heróis americanos Aldrin, Collins e Armstrong

Washington - Ao definir os três astronautas da missão Apollo 11 como "três he­­róis americanos", o presidente dos Estados Unidos, Barack Oba­ma, disse ontem, ao se completarem os 40 anos da primeira caminhada de um homem na Lua, que espera que o voo da Apollo 11 inspire os estudantes a se dedicar à Matemática e às Ciências. Obama comemorou com os três astronautas na Casa Branca a data histórica, quando Neil Armstrong e Ed­­win "Buzz" Aldrin Jr. deram os primeiros passos na Lua.

Os astronautas pediram, tanto em um evento na noite de domingo quanto em uma conferência no Museu da Aeronáutica e do Espaço, no Instituto Smithsonian, que os EUA lancem uma missão tripulada a Marte no futuro. Obama, no entanto, não falou em futuras missões da Nasa, a agência aeroespacial norte-americana.

Primeiro homem a pisar na Lua, Armstrong falou brevemente na noite de domingo e qualificou a corrida espacial como uma competição pacífica entre EUA e União Soviética. "Ela permitiu que os dois lados tomassem um caminho elevado, voltado para a ciência, o conhecimento e a ex­­ploração", disse ele.

No domingo, Aldrin lembrou em entrevista ao canal Fox dos primeiros passos e opinou que a Nasa deve fixar o objetivo de levar o homem a Marte.

Para quem não viu

Apesar de ser considerada tran­­quila, a viagem da Apollo 11 teve alguns percalços até o pouso na Lua, dia 20 de julho de 1969. Duas horas antes, o Módulo Lu­­nar, apelidado de Eagle, que efetivamente levou os astronautas até o solo lunar, havia se separado do Módulo de Comando e Serviço – este continuou em órbita na Lua, com o astronauta Michael Collins a bordo. En­­quan­­to isso, Arms­­trong e Aldrin desceram até a su­­perfície.

Quando estava a cerca de 100 metros do solo, os astronautas perceberam que o local de pouso previsto tinha muitas pedras, o que poderia danificar a nave. Armstrong, comandante da missão, passou a pilotar o módulo manualmente, procurando o lo­­cal mais adequado. Por isso quando o Eagle pousou, havia combustível suficiente para apenas 30 se­­gundos de voo. A nave conseguiu descer no "Sea of Tranquility" (mar da tranquilidade, em tradução livre).

Astronautas da Nasa ainda voltaram à Lua outras cinco vezes, e 12 homens tiveram o privilégio de andar sobre ela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]