• Carregando...
Presidente Francois Hollande visitou o porto de Calais nesta segunda (26) | Thibault Vandermersch/AFP
Presidente Francois Hollande visitou o porto de Calais nesta segunda (26)| Foto: Thibault Vandermersch/AFP

O presidente da França, François Hollande, voltou a prometer nesta segunda-feira (26) que o acampamento de migrantes de Calais, onde estão amontoadas entre 7 mil e 10 mil pessoas, será completamente desmantelado antes do final do ano.

“Vim a Calais para confirmar a decisão que tomei com o governo de desmantelar definitiva, completa e rapidamente, ou seja, até o fim do ano”, o acampamento de migrantes de Calais, declarou Hollande, que visitava nesta segunda pela primeira vez esta cidade às margens do Canal da Mancha.

O presidente francês também fez um apelo aos britânicos para que “assumam sua parcela” de responsabilidade para resolver esta crise.

Reino Unido começa a erguer muro para barrar entrada de refugiados

Leia a matéria completa

Milhares de migrantes, em sua maioria provenientes de Sudão e Afeganistão, vivem atualmente neste acampamento conhecido como “Selva”, onde aguardam em condições sub-humanas uma chance de cruzar para o Reino Unido.

“Estou determinado a fazer com que os britânicos participem do esforço humanitário que a França está realizando” em Calais, declarou Hollande.

Protestos

A sete meses das eleições presidenciais, a imigração dominou a campanha de uma parte da direita com o objetivo de cortejar os eleitores da ultradireitista Frente Nacional, que segundo todas as pesquisas passaria ao segundo turno das presidenciais.

O ex-presidente Nicolas Sarkozy, candidato às primárias da direita, visitou Calais na semana passada e convocou a restabelecer os controles nas fronteiras para evitar que a França seja “afundada” pelos migrantes e refugiados.

Sarkozy e seus simpatizantes multiplicam os ataques contra a política do governo socialista e criticam sobretudo a abertura anunciada de centros de migrantes em todo o território para acolher as milhares de pessoas evacuadas de Calais e de acampamentos informais em Paris.

Hollande, que até agora havia se mostrado discreto sobre o tema da imigração, entrou de cabeça no debate nos últimos dias.

No sábado visitou um dos 164 centros que abrirão suas portas e prometeu que a França “não será um país de acampamentos” de migrantes, em referência às críticas de uma parte da direita, que estima que este plano não solucionará o problema, mas que, pelo contrário, criará vários “mini Calais” em todo o país.

Calais se converteu em um símbolo da incapacidade da Europa para gerir a chegada em massa de migrantes e refugiados que cruzam o Mediterrâneo fugindo da guerra e da miséria.

Os planos de realocar os migrantes provocou protestos em algumas localidades do país. No sábado, várias centenas de pessoas protestaram na abastada cidade de Versalhes, a oeste de Paris, contra o projeto de abertura na região de um centro de acolhimento de migrantes.

A França, que registrou 80 mil novos pedidos de asilo em 2015 diante de cerca de um milhão na Alemanha, é considerado fundamentalmente como um país de passagem para os migrantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]