• Carregando...
Morador de zona remota do Nepal observa o que sobrou de sua casa após tremor de  7.8 graus, há pouco mais de uma semana. | Olivia Harris/Reuters
Morador de zona remota do Nepal observa o que sobrou de sua casa após tremor de 7.8 graus, há pouco mais de uma semana.| Foto: Olivia Harris/Reuters

Um nepalês de mais de 100 anos foi resgatado com vida sob os escombros de sua própria casa uma semana depois do terremoto que atingiu o Nepal.

O idoso, Fanchu Ghale, foi encontrado no sábado (2) por uma equipe de resgate da polícia nepalesa sob os escombros de sua casa em Kimtang-8, no distrito de Nuwakot (ao norte de Katmandu), afirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Laxmi Prasad Dhakal.

“Embora vários meios de comunicação especularam sobre sua idade, a única coisa que podemos dizer é que supera os 100 anos, embora desconhecemos a idade exata”, disse Dhakal, que acrescentou que o idoso foi trasladado de helicóptero ao hospital mais próximo.

Segundo asseguraram fontes dos serviços de resgate ao jornal local Kantipur, o estado de saúde de Ghale era aparentemente bom, com exceção de alguns pequenos cortes nos lábios.

O porta-voz do Ministério do Interior nepalês tinha assegurado ontem que existiam “poucas possibilidades de encontrar alguém com vida” sob os escombros, embora disse que isso não impediria que as equipes de resgate continuassem a busca.

Este novo “milagre” se une a outros ocorridos durante os últimos dias e ocorre quando nem os mais otimistas esperavam encontrar vida sob as edificações destruídas.

Até sábado, a última pessoa resgatada tinha sido uma jovem de 24 anos, que foi tirada sob os escombros de um edifício em Katmandu na noite da quinta-feira por equipes do Nepal, Israel e Noruega, após permanecer 128 horas sob a terra.

Nesse mesmo dia, um adolescente de 15 anos, Pemba Lama, foi resgatado após 120 horas nas ruínas do edifício de sete andares em que trabalhava na área de Gongabu.

O número de pessoas que morreram devido ao forte terremoto que devastou o Nepal em 25 de abril chegou a 7.040 e o de feridos a 14.123, segundo os últimos dados divulgados pelo governo local, embora espera-se que essa conta aumente à medida que se conheça a situação em regiões mais remotas do país.

O Consórcio de Redução de Riscos no Nepal, uma entidade na qual participam organismos das Nações Unidas, calcula que o terremoto causou o deslocamento de 2,8 milhões de cidadãos (a população do Nepal é de 28 milhões pessoas).

A mesma fonte assinalou que o terremoto destruiu 160.786 casas e outras 143.673 ficaram danificadas, e reivindicou de maneira urgente US$ 415 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) para enfrentar a crise humanitária vivida pelo país do Himalaia. O terremoto de 7,8 graus foi o maior no Nepal em 80 anos e o pior na região em uma década desde que, em 2005, outro terremoto causou mais de 84 mil mortes na Caxemira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]