• Carregando...
Pré-candidatos republicanos voltam a se encontrar amanhã | Brian Snyder  / Reuters
Pré-candidatos republicanos voltam a se encontrar amanhã| Foto: Brian Snyder / Reuters

O primeiro debate entre pré-candidatos republicanos à Casa Branca, na noite de segunda-feira, não teve o polêmico Donald Trump, mas o principal tema tratado pelo magnata, a imigração ilegal, dominou o encontro. Reunidos em New Hampshire, os 14 republicanos (do total de 17 pré-candidatos) ressaltaram a necessidade de proteger as fronteiras do país e a maioria concordou que deve haver um programa para trabalhadores locais.

Empresas aéreas dos EUA proíbem transporte de troféus de caça

Decisão foi tomada após revolta causada pela morte do leão Cecil no Zimbábue.País africano informou que outro felino foi morto

Leia a matéria completa

Jeb Bush, um dos favoritos a conseguir a indicação republicana, gaguejou em questões sobre seu pai e irmão, ex-presidentes. “Meu pai é provavelmente o homem vivo mais perfeito, por isso é muito difícil para mim ser crítico dele”, disse.

O senador Lindsey Graham, da Carolina do Sul, voltou à década de 1990 para atacar Hillary Clinton, principal pré-candidata democrata, pela desonestidade de seu marido sobre o caso com Monica Lewinsky, comparando com a recente revelação de que e-mails pessoais dela continham informações confidenciais. “Quando Bill (Clinton) diz que não teve relações sexuais com aquela mulher, ele teve“, afirmou.

Apesar da falta de debates exaltados, o encontro permitiu que os participantes falassem sobre suas metas e mostrassem suas experiências políticas. Os candidatos não puderam interagir uns com os outros.

Imigração

Trump, que lidera as pesquisas entre os republicanos para concorrer nas eleições de 2016, se recusou a participar do evento. Mas a imigração ilegal, criticada por ele repetidamente, foi o tema abordado por todos os pré-candidatos.

Nenhum dos candidatos falou em deportar os 11 milhões de imigrantes ilegais hoje nos EUA — a maioria dos eleitores latinos apoia democratas e já tem a promessa de Hillary de que ganharão status de legais se ela for eleita. A ênfase sobre a imigração sugere o impacto da Trump no campo republicano e foi uma prévia do primeiro debate oficial entre os pré-candidatos republicanos, amanhã, em Cleveland. Trump já confirmou presença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]