• Carregando...
 | Cheryl Empey/FreeImages
| Foto: Cheryl Empey/FreeImages

Inspirados na saída do Reino Unido da União Europeia (UE), líderes secessionistas do Texas levantaram vozes em favor da independência do estado americano. Já chamado de “Texit”, o movimento ganhou força na mesma semana do referendo britânico. E até o slogan “Texas first, Texas forever” (“Texas primeiro, Texas para sempre”, em português) parece com a expressão “Britain First” (“Reino Unido primeiro”), lema da campanha pró-Brexit e nome de um partido nacionalista britânico.

“Estamos prontos para votar o #Texit. O que nos impede?”, escreveu nas redes sociais Daniel Miller, presidente do Movimento Nacionalista do Texas, ao governador do estado, Greg Abbott.

Apesar da nova expressão — inspirada no Brexit, que designa a saída britânica do bloco europeu —, os pedidos de independência não são, no entanto, novidade para os texanos. Antes de fazer parte dos EUA, o Texas foi uma república independente entre 1836 e 1845. Antes disso, o atual estado americano havia conquistado a independência em uma guerra contra o México.

Desde os anos 1990, a campanha pela independência do estado teve sua força renovada. Agora, o movimento compara a relação de Londres com Bruxelas à do Texas com Washington. Com alguns princípios semelhantes ao do discurso pró-Brexit, a iniciativa do ‘Texit’ tem sido divulgada com imagens e slogans nas redes sociais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]