• Carregando...
Mikhail Gorbachev está internado e diz que não sairá do hospital, segundo fontes locais | so/ma/SCOTT OLSON
Mikhail Gorbachev está internado e diz que não sairá do hospital, segundo fontes locais| Foto: so/ma/SCOTT OLSON

O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, que sofre de diabetes, entre outros problemas, disse nesta quinta-feira (28) à imprensa local que está internado e não sai do hospital.

Gorbachev, de 84 anos, já esteve internado durante 24 horas em outubro do ano passado no Hospital Central Clínico de Moscou.

A saúde do veterano político piorou consideravelmente a partir de 2011, quando foi operado em Munique (Alemanha) de um problema na coluna vertebral.

Morte de Pablo Neruda não foi criminosa, dizem pesquisadores

Nova investigação refuta teoria de que poeta chileno havia sido envenenado por agentes de Pinochet

Leia a matéria completa

Em 2013, o primeiro e último presidente da União Soviética também passou duas vezes pelo hospital, uma na capital russa e outra na Alemanha.

Agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 1990, Gorbachev assegurou em novembro do ano passado que o atual presidente russo, Vladimir Putin, acredita que é Deus.

Putin “sofre da mesma coisa que eu, de excessiva segurança em si mesmo. Ele é Deus. Ou, melhor dizendo, o segundo de Deus”, disse.

Gorbachev, que acusou em várias ocasiões Putin de monopolizar o poder, respaldou a anexação russa da Crimeia e alertou sobre a explosão de uma nova Guerra Fria, devido ao antagonismo entre Rússia e Ocidente.

O homem que dirigiu a União de Repúblicas Socialistas Soviéticas entre março de 1985 e 25 de dezembro de 1991 lidera a fundação que leva seu nome e que é dedicada a atividades sociais, benéficas e de análise.

Admirado pela oposição liberal, as organizações de defesa dos direitos humanos e as chancelarias ocidentais, o pai da Perestroika (reestruturação) é ainda considerado um traidor por muitos nostálgicos que o acusam de acabar com a URSS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]