• Carregando...
BMW ficou totalmente coberta pela água em Mandelieu. | ERIC GAILLARD/REUTERS
BMW ficou totalmente coberta pela água em Mandelieu.| Foto: ERIC GAILLARD/REUTERS

As inundações que afetaram o sudeste da França na noite deste sábado provocaram pelo menos 16 mortes e deixaram outras pessoas desaparecidas. A chuva atingiu a região conhecida como Alpes Marítimos, principalmente entre Nice, ao leste, e Mandalieu-a-Napoule, a oeste. Só a cidade de Cannes registrou cerca de 180 milímetros de chuva em três horas, no auge da tempestade, segundo o Ministério do Interior.

Entre as vítimas estavam três pessoas que moravam em uma residência para idosos em Biot que foi inundada pela cheia do rio que passa pela cidade, além de outra que estava em um acampamento em Antibes. Segundo autoridades locais, três pessoas ainda estão desaparecidas.

Chuva torrencial provocou uma série de estragos.JEAN-PIERRE AMET/REUTERS

O presidente da França, François Hollande, afirmou neste domingo que a região será declarada em estado de “catástrofe natural”. Hollande teve um encontro com jornalistas durante sua visita ao município de Biot, ao norte de Antibes. As autoridades têm “poucas esperanças” de encontrar os desaparecidos com vida, já que se encontravam em subterrâneos de difícil acesso.

O presidente, que viajou acompanhado do ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, assinalou que as indenizações às vítimas serão pagas em um prazo de três meses e que será criado um fundo de compensação aos municípios mais prejudicados. Hollande também disse que criará uma verba de financiamento dedicada aos comerciantes afetados para que possam reabrir o mais rápido possível seus negócios.

Em Cannes, homem fotografa os carros que se acumularam em frente a um hotel.ERIC GAILLARD/REUTERS

Apesar de não se estarem previstas novas chuvas, o líder pediu prudência à população, já que muitas ruas e estradas do departamento dos Alpes Marítimos permanecem bloqueadas.

Voos atrasados

Em Cannes, que abriga o célebre festival de cinema, a estação de trem foi inundada, levando à interrupção dos serviços ferroviários locais. Lá, os carros foram arrastados pelas ruas pela correnteza. Já em Nice, os voos foram brevemente desviados do aeroporto da cidade e alguns passageiros ainda permaneciam aguardando embarque neste domingo de manhã. Um jogo de futebol marcado entre as equipes de Nice e Nantes pela primeira divisão francesa teve que ser interrompido no meio da partida, devido à chuva. Outras centenas de pessoas ficaram presas durante a madrugada em uma casa de shows depois de assistir a um show da lenda do rock francês Johnny Hallyday.

As inundações na região que situa-se no extremo leste da costa mediterrânea da França e faz fronteira com Itália ainda afetaram um trecho da auto-estrada A8 durante a noite e deixaram milhares de casas sem eletricidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]