• Carregando...
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, criticou nesta quarta-feira (23) as exigências americanas quanto ao acordo nuclear | HOAFP
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, criticou nesta quarta-feira (23) as exigências americanas quanto ao acordo nuclear| Foto: HOAFP

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, criticou nesta quarta-feira (23) as exigências americanas para que Teerã reprima as ambições militares para que haja a negociação de um novo acordo nuclear. Com isso, o Irã emitiu seu próprio conjunto de exigências à Europa a fim de permanecer no pacto nuclear.

Em seu primeiro discurso desde que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, expôs a estratégia americana contra o Irã, o líder do país persa retrucou, ameaçando se retirar do acordo e ampliar o trabalho nuclear do Irã caso a Europa não cumpra sete condições. As exigências surgiram após autoridades iranianas se envolverem em uma série de conversas com a Europa para tentar preservar o acordo de 2015, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a retirada do país do pacto no início deste mês.

Reino Unido, Alemanha, França e União Europeia estiveram envolvidos nas negociações do acordo, que também incluiu os EUA, a Rússia e a China.

Leia também: Plano de Trump para o Irã pode falhar sem apoio dos aliados europeus

As condições de Khamenei incluem a exigência de que os países europeus não levantem questões sobre mísseis balísticos e a presença regional do Irã - ambos os pontos centrais de preocupação dos EUA. Ele também quer os países continuem comprando petróleo iraniano a fim de compensar qualquer perda de vendas de óleo iraniano devido a sanções americanas. Além disso, ele exigiu que bancos europeus garantam que farão transações com o Irã e pediu que os europeus adotem uma resolução para as Nações Unidas condenando os EUA por violarem o pacto nuclear.

Fonte: Dow Jones Newswires.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]