• Carregando...

O Irã forneceu algumas informações sobre uma das duas questões em aberto em uma investigação da agência nuclear da ONU sobre se o país teria feito pesquisas para a produção de uma bomba atômica, disse nesta sexta-feira (29) a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), entidade da ONU.

O relatório confidencial da AIEA, obtido pela Reuters, assinala que o Irã “compartilhou algumas informações em relação a uma destas medidas. A Agência e o Irã concordaram em prosseguir com o diálogo sobre essas medidas práticas e se reunirem novamente em  breve.”

O último relatório trimestral da AIEA sobre o Irã foi enviado aos Estados membros da agência da Organização das Nações Unidas num momento em que o Irã busca entrar em acordo sobre as condições finais de um acordo com seis potências mundiais para reduzir seu programa nuclear em troca de alívio de sanções impostas ao país.

Os sete países fixaram 30 de junho como data limite para chegarem a um acordo, mas há indícios de que esse prazo não será cumprido.

A AIEA, com sede em Viena, também disse que continua sendo vital que o governo iraniano forneça respostas a perguntas da agência sobre acesso à base militar de Parchin, onde autoridades ocidentais suspeitam que o Irã realizou testes de explosivos relevantes para bombas nucleares.

A República Islâmica nega e afirma que está enriquecendo urânio apenas para uso em energia elétrica e isótopos médicos, e que não está desenvolvendo em segredo a capacidade produzir uma bomba nuclear, como suspeitam países ocidentais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]