• Carregando...

O governo do Iraque está "encantado" com a morte do líder terrorista Osama bin Laden, disse nesta segunda-feira o ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshyar Zebari. Ele lembrou que milhares de iraquianos morreram "por causa das ideologias dele". "Nós, como muitas pessoas no mundo, estamos encantados em ver o fim de sua mentalidade e de sua ideologia maligna", disse Zebari.

"Os iraquianos sofreram muito nas mãos desse homem e de sua organização terrorista. Milhares de iraquianos foram assassinados e mortos por causa de suas ideologias." Zebari afirmou que, apesar de a Al-Qaeda não ter desaparecido, "este é um grande revés para a organização".

O grupo Estado Islâmico do Iraque, ligado à Al-Qaeda, reivindicou vários ataques em Bagdá e em outras partes do território iraquiano nos últimos anos. Autoridades locais já notaram que, conforme as forças iraquianas estão mais preparadas o grupo extremista mudou de tática e passou a cometer assassinatos em ações mais simples e baratas, em uma onda de mortes que têm ocorrido nas últimas duas semanas.

Condenação

Já o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, condenou a morte do líder da Al-Qaeda em um ataque dos EUA, ontem, no Paquistão. "Nós condenamos qualquer assassinato de um guerreiro santo ou de uma pessoa muçulmana e árabe e pedimos a Deus que conceda sua piedade a ele", afirmou Haniyeh durante encontro com jornalistas na Faixa de Gaza.

"Se esta notícia for verdade, então nós a consideramos a continuação de uma política americana baseada na opressão e no banho de sangue contra árabes e muçulmanos." Haniyeh condenou a morte de Bin Laden, "apesar da diferença de interpretação entre nós". Ele não detalhou quais seriam essas diferenças. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]