• Carregando...

O Iraque pode pedir em breve ataques aéreos russos contra o Estado Islâmico em seu território e que a Rússia tenha um papel maior do que os Estados Unidos na guerra contra o grupo militante, disse o chefe do comitê de defesa e segurança do Parlamento iraquiano, Hakim al-Zamili, nesta quarta-feira (7).

“Podemos ser forçados a pedir à Rússia que lance ataques aéreos no Iraque em breve. Acho que nos próximos dias ou semanas o Iraque será forçado a pedir à Rússia que lance ataques aéreos, e isso depende do seu sucesso na Síria”, afirmou Al-Zamili à Reuters.

O governo do Iraque e poderosas milícias xiitas apoiadas pelo Irã questionam a determinação dos Estados Unidos na luta contra militantes do Estado Islâmico, que controlam um terço do país, dizendo que os ataques aéreos da coalizão liderada pelos norte-americanos são ineficazes.

Ataques aéreos russos contra os opositores do governo na Síria aumentaram as esperanças em Bagdá de que a Rússia possa tornar-se um parceiro eficaz contra o grupo ultrarradical.

“Estamos procurando ver se a Rússia terá um papel mais importante no Iraque... Sim, definitivamente, um papel maior do que os norte-americanos”, disse Zamili.

A intervenção da Rússia no Médio Oriente, incluindo um novo acordo de segurança e compartilhamento de inteligência com o Irã, o Iraque e a Síria, tem levantado preocupações em Washington de que seu antigo inimigo da Guerra Fria está ganhando influência na região, grande produtora de petróleo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]