• Carregando...
Imagem de satélite divulgada pela NASA  em 15 de outubro de 2017 mostra o furacão Ophelia se aproximando das ilhas dos Açores no Oceano Atlântico | HANDOUT/AFP
Imagem de satélite divulgada pela NASA em 15 de outubro de 2017 mostra o furacão Ophelia se aproximando das ilhas dos Açores no Oceano Atlântico| Foto: HANDOUT/AFP

O furacão Ophelia pode trazer ventos de 130 km/h e causar danos na Irlanda e no Reino Unido nesta segunda-feira (16), de acordo com serviços de meteorologia. O furacão perdeu força e passou à categoria 1 enquanto se deslocava pelo Atlântico, com ventos sustentados de 145 km/h. Ele deve ser rebaixado para tempestade pós-tropical antes de tocar o solo no sul da Irlanda, mas ainda pode trazer ventos com força de furacão, segundo o meteorologista Luke Miall.  

Leia mais: Por que o Brasil não tem furacões?

O serviço de meteorologia Met Eireann, da Irlanda, disse que o sul e o oeste do país podem ter ventos de até 130 km/h, além de fortes chuvas. O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que as chuvas podem ficar entre 50 e 75 milímetros no oeste da Irlanda e na Escócia, com inundações em áreas costeiras e grandes ondas.  

Serviços de emergência na Irlanda disseram que as escolas ficarão fechadas na segunda-feira em oito condados. Ciclistas e motoristas foram aconselhados a evitar as estradas durante o pico da tempestade.  

Os aeroportos de Dublin e Shannon aconselharam passageiros e checar informações sobre seus voos antes de viajar, enquanto o aeroporto de Cork, no sudoeste do país, disse que cancelamentos são prováveis.  

O serviço de meteorologia do Reino Unido disse que ventos de 130 km/h podem atingir a Irlanda do Norte, e alertou para possíveis cortes de eletricidade, detritos e problemas nos sistemas de transporte e de comunicação. 

Com informações da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]