• Carregando...

Os irlandeses vão às urnas nesta sexta-feira (22) para decidir sobre a possibilidade de permitir o casamento gay, apenas duas décadas depois de a Irlanda se tornar o último país da Europa Ocidental a descriminalizar a homossexualidade.

Com a influência da outrora poderosa Igreja Católica abalada por escândalos de abuso de crianças, as pesquisas de opinião indicam que a proposta venceria, com uma votação na base de 2 para 1, o que tornaria a Irlanda o primeiro país a aprovar por meio de uma votação popular o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O enorme interesse internacional fez a hashtag #VoteYes um dos tópicos de destaque no Twitter. Milhares de expatriados irlandeses voltaram para tomar parte no referendo, tanto os da Grã-Bretanha como os de lugares distantes do país, como Nova York e Sydney, disseram grupos que incentivam o voto no “sim”, usando a hashtag #hometovote.

“Eu votei ‘sim’ porque todo mundo é o mesmo, então por que não têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa?”, disse a dublinense Jennifer Brown, 21 anos, que votou quando estava a caminho de um exame universitário. “Surpreendentemente alguns dos meus amigos estão contra, mas os que dizem que vão votar “não” na verdade não estão indo votar.

O resultado pode depender se os eleitores mais jovens, dezenas de milhares de quem registrado como a campanha ganhou impulso, realmente vir a depositar seus votos.

Os resultados serão declarados no sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]